Aplicativo busca gorjetas de consumidores para produtores de café da Colômbia
Um aplicativo que envia dinheiro em forma de gorjetas de apreciadores de café ao redor do mundo para produtores na Colômbia pode ajudar agricultores afetados pelos baixos preços a obter mais renda, disse o fundador da iniciativa.
Muitos cafeicultores no país andino, maior produtor mundial de café arábica lavado, estão enfrentando dificuldades para ganhar a vida, mesmo com os grãos colombianos de alta qualidade ainda muito procurados por consumidores no mundo todo.
Os contratos futuros do café arábica atingiram em maio o menor nível em mais de 13 anos, a apenas 87,60 centavos de dólar por libra-peso, antes de uma leve recuperação para cerca de 96 centavos por libra-peso. O baixo preço fez com que alguns agricultores buscassem culturas alternativas.
A situação chegou a levar a federação de cafeicultores da Colômbia a considerar a ideia de desvincular sua produção dos preços internacionais de Nova York.
Mas um ex-diretor de fundos de investimento nos Estados Unidos, inspirado por um período de trabalho em uma lavoura de café na Colômbia, espera que sua plataforma de gorjetas possa ajudar a aliviar os problemas dos agricultores e fazer com que consumidores invistam no futuro do cultivo.
A plataforma, lançada mundialmente nesta sexta-feira, compreende dois diferentes aplicativos. Um será exibido em iPads em cafeterias e outras localidades e enviará fundos para os trabalhadores dos locais de onde provém o café.
O segundo aplicativo, disponível para smartphones, permitirá que os consumidores deem gorjetas diretamente para seus fornecedores de café favoritos ou contribuam com um fundo geral.
As contribuições –gerenciadas pelo órgão de administração previdenciária colombiana– irão garantir que produtores e catadores ganhem mais mesmo se grandes compradores se recusarem a pagar prêmios mais altos, disse o fundador da plataforma, Crawford Hawkins.
O esforço terá início em uma dúzia de locais com fornecimento da torrefadora madrilenha SupraCafe, que abastece restaurantes e hotéis, mas Hawkins disse que já está em negociações com redes em rápida expansão nos EUA.
“Você ama seu café especial, mas ele está sob risco, e o agricultor que o produz também está sob risco. Você pode fazer algo sobre isso”, apelou Hawkins.
O aplicativo para iPads deverá exigir um curto documentário sobre a crise nos preços do café, em um esforço para atrair a atenção de clientes que aguardam seus pedidos.
Hawkins reconheceu que pedir as gorjetas pode ser uma tarefa difícil, mas afirmou que é possível arrecadar fundos significativos mesmo se apenas um quarto dos clientes participar.