BusinessTimes

Apimec suspende analistas da Empiricus por email marketing; entenda

07 nov 2017, 19:31 - atualizado em 07 nov 2017, 20:46

A Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), entidade que regula os analistas de investimentos, divulgou hoje a suspensão de três analistas da Empiricus pelo prazo de 30 dias ao identificar que alguns email-s enviados a investidores com “garantia de retorno” não alertavam corretamente sobre os riscos envolvidos. Os três notificados foram Bruce Barbosa, Gabriel Casonato e Felipe Miranda.

Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito

Segundo Eduardo Bocuzzi, relator do processo, e os membros do CSA (Conselho de Supervisão do Analista de Valores Mobiliários) Alexandre Gartner e Geraldo Soares Leite Filho, os materiais continham expressões como “garantias de retorno” com o objetivo de alcançar novos investidores.

“Os e-mails possuem clara indicação de garantia de retorno de investimentos, com base em resultados obtidos no passado, induzindo os potenciais clientes da Empiricus a interpretações equivocadas quanto aos resultados de seus futuros investimentos”, mostra a decisão aplicada pela Apimec (disponível abaixo).

Outro lado

Em sua defesa, a Empiricus alegou que a denúncia é contraditória pois reconhece que os e-mails enviados eram acompanhados de “Alerta” em destaque e fonte idêntica a utilizada no corpo do e-mail. A CSA alegou que o aviso não é suficiente para advertir os investidores e que ele foi feito de maneira genérica.

A empresa lembra também que os e-mails não são a atividade própria dos analistas e, portanto, não estariam sob a instrução da CVM ou do código de conduta da Apimec.

“Os e-mails marketing não possuem os requisitos caracterizadores de um relatório de análise, visto que não referiam a valores mobiliários específicos ou sobre emissores de valores mobiliários determinados e não possuíam conteúdo que pudesse influenciar investidores no processo de decisão futura”, argumenta a Empiricus. Contatada pelo Money Times, a Empiricus informou que pretende recorrer da decisão na Justiça comum, já que a Apimec não possui este instrumento.

Veja a decisão:

(Atualizado às 20h12 com o posicionamento da Empiricus)

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.