Apertem os cintos, o foguete explodiu? Veja o que aconteceu com Starship, o foguete mais poderoso da história, de Elon Musk
Após falhar na última terça-feira (18), o foguete mais poderoso da história, construído pela empresa de Elon Musk, a SpaceX, realizou com sucesso a segunda tentativa de decolagem apenas dois dias depois. A nova tentativa ocorreu nesta quinta-feira (20) e teve êxito.
Trata-se do primeiro protótipo do Spaceship a ser testado, lançado e aterrissando novamente. Segundo Musk, o primeiro lançamento foi cancelado devido à um problema na válvula de pressurização que parecia estar congelada.
O foguete Starship, tem capacidade para cem pessoas, é um pouco mais alto do que a estátua da liberdade. A intenção é de que a aeronave sirva para colonizar o planeta Marte.
Elon Musk pessoalmente esteve presente, e compartilhou o momento da decolagem em seu perfil oficial do Twitter. O bilionário mostrou uma foto da base de operações.
T-0 in 4 mins pic.twitter.com/LIMFFjQwXz
— Elon Musk (@elonmusk) April 20, 2023
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Afinal, o foguete explodiu ou não?
Entretanto, o foguete é de testes, não tripulado, e não seria colocado fora de órbita hoje. O teste de hoje era focado na decolagem, e “todo o resto seria um bônus”, conforme a própria equipe colocou por vezes em coletivas à imprensa.
Os testes são feitos para a coleta de dados. Com isso, o objetivo final de “limpar a plataforma de decolagem”, foi um sucesso.
Porém, o problema aconteceu neste “bônus”. Após três minutos de decolagem, o foguete apresentou uma falha inesperada. Uma das fases da aeronave falhou em se separar do resto do foguete, o que causou a explosão em partes da aeronave.
Mesmo que não tenha explodido como um todo, o foguete não deve ter ficado “bonito” ao se estatelar no chão, já que não conseguiu permanecer no ar após a falha na separação de uma de suas fases.
“Como se o teste de voo não fosse emocionante o suficiente”, a Starship experimentou uma rápida desmontagem não programada antes da separação do palco”, escreveu a SpaceX no Twitter.