ImóvelTimes

Oportunidades: 5 fundos imobiliários para ter na carteira no início de 2025, segundo a Empiricus

31 dez 2024, 12:24 - atualizado em 31 dez 2024, 12:24
fundos imobiliários - istock
(Imagem: iStock/ Vertigo3d)

Empiricus Research não realizou mudanças em sua carteira recomendada de fundos imobiliários para o mês de janeiro. Na avaliação dos analistas que assinam o relatório, a qualidade dos ativos deve se manter elevada.

No último mês, a seleção da instituição teve um desempenho negativo de 2,58%, enquanto o Índice de Fundos Imobiliários (Ifix) recuou 0,67%.

De acordo com os analistas Felipe Miranda e Caio Nabuco de Araújo, o desempenho negativo do índice durante o ano é resultado de uma aversão ao risco causada principalmente pelas atualizações da trajetória fiscal que ficam, ao longo ano, cada vez mais preocupantes.

O último trimestre, em especial, mostrou bem a reação do mercado às movimentações do governo. O Ifix chegou a apresentar forte correção desde a máxima, atrás apenas das correções provenientes da pandemia (-22%) e do governo Dilma (-20,5%). No acumulado do ano, o índice recua quase 6%.

“Apesar do cenário incerto, é preciso citar que as cotas dos FIIs apresentam elevados descontos atualmente. Conforme esperado, o mercado antecipou parte dos riscos esperados para 2025 na atual precificação dos ativos”, avaliaram os analistas.

Para o próximo ano, a Empiricus avalia que os juros ainda elevados devem trazer algumas dificuldades para os FIIs, como:

  • Restrição de liquidez, com fechamento de janela de captação via emissão de cotas;
  • A migração de capital para a renda fixa, que se torna cada vez mais competitiva;
  • Eventuais impactos de uma desaceleração econômica podem afetar a performance operacional dos segmentos, com estagnação de aluguel e/ou aumento pontual de taxa de vacância;
  • Aumento de inadimplência no crédito;
  • Diante de uma redução de financiamento e custos de construção elevados, há menor probabilidade de entrada de nova oferta de imóveis.

Confira os fundos imobiliários recomendados

Considerando o último provento pago por cada fundo (anualizado), o dividend yield médio da seleção é de 11,6%.

Ticker Nome Peso
ALZR11 Alianza Trust Renda Imob. 20%
BTHF11 BTG Pactual Real Estate Hedge Fund 20%
BRCO11 Bresco Logística 20%
KNCR11 Kinea Rendimentos 20%
RBRR11 RBR High Grade 20%

 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar