Apagão nacional deixa 25 estados sem energia e afeta metrô de São Paulo; entenda
Ao menos 25 estados brasileiros estão sem energia após um apagão nacional que ocorreu por volta das 8h31 desta terça-feira (15), informou o G1.
Há relatos de falta de energia no Distrito Federal, Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
O apagão provocou lentidão nos metrôs de São Paulo, Salvador e Belo Horizonte. Conforme informou o G1, em Salvador, os semáforos ficaram desligados e o metrô teve de ser evacuado.
- Mercado Livre (MELI34) declara guerra aos concorrentes e chama atenção dos analistas: É hora de comprar as ações da gigante do e-commerce? Veja quais são as oportunidades no Giro do Mercado desta segunda-feira (14), é só clicar aqui. Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), a causa do apagão deve ser operacional, pois não há alerta para seca extrema que pudesse impactar a produção e distribuição de energia.
No Piauí, a Equatorial Distribuição Piauí explicou ao G1 que o motivo ainda está sendo apurado e confirmou registro de suspensão do fornecimento em cidades de todo o país.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que houve uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional que interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.
De acordo com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, o apagão desta manhã foi de “grande porte” e afetou pelo menos quatro regiões do país.
Posicionamento do governo
O Ministério de Minas e Energia confirmou o apagão e pontou que as causas ainda estão sendo apuradas.
“O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados”.
Segundo a pasta, a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos. Além disso, o ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada.
Normalização
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou em nota que o apagão que afetou 25 dos 26 estados e o Distrito Federal envolveu uma “ação controlada” para evitar que o problema na rede se tornasse maior.
Em uma segunda nota, o Ministério de Minas e Energia informou que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
“No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e Nordeste. Até às 10h22, estão recompostos 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste”, diz a nota.
Matéria em atualização