AO VIVO: Presidente do BCE comenta sobre segunda alta de 0,75 pp nos juros; acompanhe
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, comenta a decisão da autoridade monetária de elevar a sua taxa de juros na zona do euro em 0,75 ponto porcentual pela segunda vez. Este é o terceiro reajuste no ciclo de aperto monetário, que começou com a alta de 0,50 pp em julho – a primeira em 11 anos.
Lagarde destacou que a inflação segue pressionando as decisões do banco central e que as futuras decisões levarão em conta os indicadores econômicos apresentados em cada reunião, mas que os juros vão subir mais para levar a inflação para a meta.
Ela também afirmou que os riscos para a atividade estão em alta, especialmente no curto prazo. A guerra prolongada na Ucrânia ainda pode piorar cenário econômico e encarecer ainda mais os preços de energia. A depreciação do euro contribui para a alta de preços.
Em relação à atividade econômica, a presidente estima que houve desaceleração significativa na zona do euro no terceiro trimestre e que haverá mais quedas no resto do ano.
Inflação
A alta já era esperada pelo mercado, uma vez que a inflação na região atingiu um novo recorde. Os dados de setembro apontam para uma taxa anual de 9,9%, superando o patamar anterior de 9,1%.
Os maiores vilões do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) são os preços de energia e de alimentos. Mas mesmo o núcleo do CPI, que desconsidera os preços desses grupos, teve uma alta anual de 4,8% em agosto.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!