Ao Vivo

AO VIVO: Powell volta aos holofotes sem poder fugir do tema ‘juros’; acompanhe

09 nov 2023, 16:00 - atualizado em 09 nov 2023, 16:00

https://www.youtube.com/watch?v=2YnDrv9Hu-E

Depois de não ter tocado na palavra “juros” no evento de ontem do Federal Reserve, Jerome Powell volta aos holofotes nesta quinta-feira (9). Desta vez, em evento do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Além de Powell, o painel “Desafios da política monetária em uma economia global” terá a presença de Gita Gopinath (economista-chefe do FMI), Ken Rogoff (economista de Harvard), Amir Yaron (BC de Israel) e Pierre-Olivier Gourinchas (FMI).

Com o BC norte-americano tateando os últimos passos do aperto monetário iniciado em março de 2022, as falas do dirigente tem atraído cada vez mais atenção dos investidores.

Na coletiva que concedeu aos jornalistas na semana passada, após a decisão do Fomc de manter a taxa de juros dos Estados Unidos inalterada, Powell fez o que pôde para deixar no ar a possibilidade de um novo aumento em dezembro.

  • Casas Bahia (BHIA3) escorrega e prejuízo dispara +300%: E agora? Confira no Giro do Mercado o que fazer com as ações da gigante varejista, segundo o analista Fernando Ferrer. É só clicar aqui.

No entanto, o esforço do presidente do Fed aparentou não ter surtido tanto efeito, com a maioria dos observadores do mercado mantendo a projeção de manutenção de juros na faixa de 5.25%-5.50% na próxima reunião.

Assim, a expectativa é que Powell revele novos detalhes sobre como a autoridade irá agir em diante, considerando um conjunto de dados que reforça a ideia de uma economia em desaceleração e trajetória descendente na inflação, mas ainda longe da meta de 2%.

O evento começa às 16h, horário de Brasília. Acompanhe as falas de Powell abaixo.

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
jorge.fofano@moneytimes.com.br
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.