Ao Vivo

AO VIVO: Powell tem futuro do Fed nas mãos em discurso em Nova York; acompanhe

19 out 2023, 12:30 - atualizado em 19 out 2023, 13:58


O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, discursa em Nova York, nesta quinta-feira (19), às 13h (horário de Brasília), no Economic Club of New York.

Powell tem nas mãos a chance de sinalizar qual será o futuro da política monetária norte-americana e ainda controlar o avanço dos rendimentos de treasuries.

A expectativa é de que o presidente acompanhe seus colegas do banco central em aparente acordo para manter os juros inalterados em sua próxima reunião, daqui a duas semanas. No entanto, ainda há uma incerteza sobre o que acontece depois.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Caixa seguridade paga R$ 1,5 bi em dividendos; mas outra seguradora rouba a cena e é a melhor aposta do setor agora, segundo analista da Empiricus Research. Confira qual é a ação no Giro do Mercado, é só clicar aqui!

Powell e o futuro do Fed

A fala de Powell hoje encerra um mês frenético desde a última reunião das autoridades em meados de setembro. Na ocasião, eles optaram por manter inalterada a taxa referencial de empréstimos em uma faixa de 5,25% a 5,50% para avaliar a evolução da economia.

Desde então, os dados mostraram que o crescimento do emprego nos Estados Unidos voltou a acelerar de forma inesperada, as vendas no varejo desafiaram as previsões de desaceleração e as diversas medidas de preços ofereceram sinais inconsistentes sobre se a inflação está no caminho certo para retornar à meta de 2% em tempo hábil.

Além disso, o mercado de treasuries está se recuperando e apertando as condições financeiras em um ritmo acelerado. O conflito no Oriente Médio eclodiu, sem uma solução rápida à vista e com a preocupação de que possa se transformar em uma guerra regional com consequências econômicas desconhecidas.

Se o Fed deixar os juros inalterados em duas semanas, isso marcará a primeira reunião consecutiva sem aumento de juros desde que deu início à sua campanha de aperto em março de 2022.

*Com informações da Reuters