Powell falou pela última vez em 4 de abril — dois dias após o anúncio da tarifa de 10% sobre a maioria das importações dos EUA e taxas adicionais sobre produtos de parceiros comerciais, e cinco dias antes da suspensão das taxas recíprocas, com exceção da China, por 90 dias.
Naquele momento, Powell já havia avaliado que as tarifas provavelmente significariam uma combinação desafiadora de inflação mais alta e crescimento mais lento, forçando potencialmente o Fed a escolher contra o que lutar.
Ainda assim, o presidente afirmou que o banco central irá esperar para ver, avaliando que “é muito cedo para dizer qual será o caminho apropriado para a política monetária”.
Dólar volta a cair e fecha a R$ 5,86 com guerra tarifária e risco fiscal
O dólar perdeu força com a crescente aversão a risco com os investidores monitorando a escalada da guerra tarifária iniciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Tump, no início do mês e cautela com o cenário fiscal brasileiro.
Nesta quarta-feira (16), o dólar à vista (USDBRL) encerrou as negociações a R$ 5,8650, com queda de de 0,42% ante o real.
Tarifaço de Trump afasta Federal Reserve das metas de inflação e emprego, diz Powell
As “mudanças políticas significativas” do governo de Donald Trump devem afastar o Federal Reserve(Fed) de suas metas, disse o chair Jerome Powell nesta quarta-feira (16). O banco central norte-americano busca levar a inflaçãopara 2% e atingir o emprego máximo.
“Sempre buscaremos o máximo de emprego e a estabilidade de preços. Acredito que nos distanciaremos dessas metas, provavelmente pelo resto deste ano ou pelo menos não faremos nenhum progresso”, afirmou.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa do programa Sem Censura, da TV Brasil, nesta quarta-feira (16) às 16h. A expectativa é de que, durante o bate-papo comandado por Cissa Guimarães, Haddad comente sobre ações do governo, como o aumento de isenção no Imposto de Renda.
Powell diz que mercados estão em ordem e minimiza expectativa de intervenção pelo Fed
O chair do Federal Reserve(Fed), Jerome Powell, sugeriu nesta quarta-feira (16) que as expectativas de que o banco central dos Estados Unidos (EUA) intervenha para conter a volatilidade dos mercados são provavelmente equivocadas.
“O que eu acho que está acontecendo nos mercados é que os mercados estão processando o que está acontecendo. Os mercados estão lutando com muita incerteza e isso significa volatilidade”, disse Powell em um evento em Chicago.
>> Powell/Ao vivo: O Fed nunca será influenciado por nenhuma pressão política
15h20
>> Powell/Ao vivo: A independência do Fed é uma questão de lei. Não acho que tenha algum perigo a isso.
15h14
>> Powell/Ao vivo: Estamos procurando a melhor maneira de promover uma inflação de 2% ao longo do tempo
15h14
>> Powell/Ao vivo: Stablecoins são produtos digitais que poderiam ter um alcance bastante amplo e deveriam conter proteção ao consumidor
15h06
>> Powell/Ao vivo: A dívida federal dos EUA está em um caminho insustentável; não é um nível insustentável. Ninguém sabe até onde podemos ir
15h03
>> Powell diz que o Fed não intervirá se o mercado de ações despencar
15h02
Bolsas de Nova York aceleram perdas com falas de Powell
Em meio às falas do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, os índices de Wall Street aceleraram as perdas. O chefe do BC norte-americano afirmou que as tarifas de Trump vieram maiores que o esperado, “o deve gerar inflação mais alta e crescimento lento”.
Ela ainda disse que os efeitos da política tarifária permanecem “altamente incertos” e é esperado que a volatilidade nos mercados permaneça por algum tempo.
Agora, o índice Dow Jones cai cerca de 1.70%; S&P 500 registra baixa de 2,43% e Nasdaq tem recuo de 3,51% — que também é puxado pela derrocada das ações da Nvidia.
15h02
>> Powell/Ao vivo: Provavelmente a volatilidade continuará
15h00
>> Powell/Ao vivo: Os mercados estão processando o que está acontecendo. Os mercados estão enfrentando alta incerteza e isso significa volatilidade
14h55
>> Powell/Ao vivo: Há forte possibilidade das tarifas atrapalharem o Fed a atingir metas
14h54
>> Powell/Ao vivo: Os efeitos sobre a demanda e a oferta se anularão
14h54
>> Powell/Ao vivo: Acreditamos que os efeitos [das medidas de Trump] na imigração não serão muito importantes para a inflação
14h50
>> Powell/Ao vivo: Tarifas [impostas por Trump] foram maiores do que as expectativas dos analistas e do que nós esperávamos
14h49
>> Powell/Ao vivo: Estamos bem posicionados para esperar mais clareza dos fatos antes de tomar decisões sobre o futuro da política monetária
14h48
>> Powell/Ao vivo: Os efeitos das políticas de Trump na economia seguem incertos
14h48
>> Powell/Ao vivo: Efeitos na inflação também podem ser mais persistentes
14h47
>> Powell/Ao vivo: Tarifas são altamente sujeitas a gerar pelo menos um aumento temporário da inflação
14h45
>> Powell/Ao vivo: Esforços para reduzir a inflação elevada continuam
14h44
>> Powell/Ao vivo: O mercado de trabalho parece estar em condições sólidas e amplamente equilibrado
14h37
>> Powell/Ao vivo: A economia dos EUA ainda está em uma posição sólida
14h37
>> Powell/Ao vivo: Estamos sempre focados em nosso duplo mandato
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.