AO VIVO: Powell discursa na última semana para falar sobre juros antes da reunião do Fomc
O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, discursa às 13h30 (horário de Brasília) desta segunda-feira (15) no Clube Econômico de Washington.
Esta é a última semana que os diretores do banco central norte-americano tem para comentar sobre a política monetária, uma vez que a próxima reunião acontece em 30 e 31 de julho.
Com a inflação se aproximando da meta de 2% e as preocupações sobre o mercado de trabalho, é possível que eles usem esses últimos dias para sinalizar que os cortes nas taxas são iminentes ou para explicar por que os dados ainda não justificam uma mudança de rota da política monetária.
Para a próxima reunião, é esperado que o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) mantenha os juros de referência na faixa de 5,25% a 5,5% — a qual ela tem sido mantida desde julho de 2023. Os recentes dados de inflação, no entanto, podem levar os diretores a sinalizarem um possível corte na taxa na decisão de setembro.
O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) caiu em junho, depois de permanecer inalterado em maio, enquanto um relatório de sexta-feira sobre os preços no atacado mostrou uma desaceleração das pressões sobre os preços em áreas como a de saúde, o que deve reforçar ainda mais o argumento a favor de uma política monetária mais frouxa.
*Com informações da Reuters