Economia

Veja o vídeo: Powell discursa em Jackson Hole e mercado busca pistas sobre próximos passos do Fed

23 ago 2024, 10:37 - atualizado em 23 ago 2024, 12:46

Por volta das 11h (horário de Brasília) desta sexta-feira (23), o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, discursa no Simpósio de Política Econômica de Jackson Hole.

O mercado procura por sinais sobre os próximos passos do banco central dos Estados Unidos. Na reunião de setembro, a expectativa é de que o Fed inicie o afrouxamento monetário.

A dúvida é em relação ao tamanho do corte de juros. Segundo a ferramenta de monitoramento CME FedWatch, a maioria (71,5%) acredita que o Comitê fará um corte de 0,25 ponto percentual (p.p.), mas outros 28,5% apostam em um reajuste de 0,50 p.p.

  • Leia também: Inteligência Artificial que ‘faz pix’? Robô automatizado pode gerar ganhos de até R$ 238 por dia; entenda

Parte dos economistas avalia que Powell e os demais diretores podem ter perdido a mão no tempo de manutenção dos juros, com base nos números mais baixos de emprego. Por outro lado, a inflação, embora tenha desacelerado, ainda gira em torno dos 3% — acima da meta de 2% ao ano.

Powell dá sinal positivo para corte de juros nos EUA e diz que ritmo depende de dados

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, deu sinal positivo para o início do corte de juros nos Estados Unidos (EUA), em discurso nesta sexta-feira (23) no Simpósio de Política Econômica de Jackson Hole.

Ele destacou que os riscos menores de alta para a inflação e maiores para a queda do emprego mostram que “chegou a hora” de afrouxar a política monetária. “A direção a ser seguida é clara”, disse.

Leia mais.

Wall Street avança após falas de Powell

As bolsas americanas operam em forte alta após as falas de Jerome Powell, em Jackson Hole. Confira:

Nasdaq: +1,43%
S&P500: +0,94%
Dow Jones: +0,78%

**Powell finaliza discurso em Jackson Hole
**Powell/Jackson Hole: A recuperação pós-pandemia e a ancoragem das expectativas trabalharam juntas para colocar a inflação em uma rota sustentável para a meta
**Powell/Jackson Hole: O momento e o ritmo dos cortes nos juros dependerão dos dados que chegarem, da evolução das perspectivas e do equilíbrio dos riscos
**Powell/Jackson Hole: Chegou a hora de ajustar a política
**Powell/Jackson Hole: Os riscos de alta para a inflação diminuíram e os riscos de queda para o emprego aumentaram
**Powell/Jackson Hole: Ajustar a inflação poderia causar dor em forma de desemprego alto e crescimento lento
**Powell/Jackson Hole: Vamos fazer o possível para dar suporte ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo que proporcionamos progresso na estabilidade de preços
**Powell/Jackson Hole: A economia segue crescendo a um passo sólido, mas a inflação e o mercado de trabalho tem mostrado uma situação em evolução
**Powell/Jackson Hole: É improvável que o mercado de trabalho seja um motivo de pressão para alta da inflação
**Powell/Jackson Hole: A arrefecimento das condições do mercado de trabalho está instável
**Powell/Jackson Hole: O mercado de trabalho arrefeceu  
**Powell/Jackson Hole: Agora, a inflação está mais próxima da meta
**Powell/Jackson Hole: O foco do Fomc tem sido trazer a inflação para a meta
**Powell inicia discurso no simpósio de Jackson Hole
**71,5% espera um corte de 0,25 p.p. e outros 28,5% apostam em 0,50 p.p.
**Mercado espera que Federal Reserve inicie o ciclo de afrouxamento monetário na reunião de setembro, mas se divide quanto ao tamanho do corte
**Simpósio de Jackson Hole discute as políticas econômicas adotadas por banqueiros centrais e a eficácia e transmissão das políticas monetárias

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar