Powell discursa após início do ciclo de afrouxamento monetário nos EUA; veja
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, concede entrevista coletiva nesta quarta-feira (18), após o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) dar início ao ciclo de afrouxamento monetário nos Estados Unidos (EUA).
A Fed Funds rate foi reduzida do intervalo de 5,25% a 5,50% para 4,75% a 5% ao ano. Trata-se do primeiro corte em mais de quatro anos, período em que o banco central norte-americano impôs condições restritivas para conter a inflação.
- Onde investir após a Super Quarta? Veja como receber um dossiê gratuito com os investimentos mais promissores após as decisões de juros.
Segundo os diretores, os dados recentes sugerem que a atividade econômica continuou a se expandir em um ritmo sólido. “Os ganhos de emprego desaceleraram, e a taxa de desemprego subiu, mas continua baixa. A inflação fez mais progressos em direção à meta de 2%, mas continua elevada”, dizem.
O corte — que, inclusive, foi antecipado por Powell — já era esperado pelo mercado. O tamanho da redução também foi ao encontro das expectativas.