Ao vivo: Lula se encontra com governadores e líderes do congresso para discutir atos antidemocráticos
O presidente Lula se reúne neste momento no Palácio do Planalto com todos os governadores, ou representantes dos executivos estaduais, além dos líderes do congresso e representantes do judiciário para discutir os atos antidemocráticos que aconteceram neste domingo (8) em Brasília.
No final de semana, milhares de manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos três poderes, a câmara dos Deputados, o Senado Federal, o escritório da presidência e o Supremo Tribunal Federal.
Além do presidente e dos governadores, participam da reunião o vice-presidente Geraldo Alckmin, o Procurador-Geral da República, o presidente do senado Rodrigo Pacheco e da Câmara dos Deputados Arthur Lira, a presidente do STF Rosa Webber.
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou nesta segunda-feira em reunião dos governadores com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os presidentes do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF) que todos os Estados “tiveram êxito” no cumprimento da ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes para desmontar os acampamentos de manifestantes bolsonaristas que pedem uma ilegal intervenção das Forças Armadas contra Lula.
O governador também afirmou que 16 Estados enviaram tropas de elite de suas forças de segurança para apoiar o governo federal após os ataques de manifestantes bolsonaristas radicais aos edifícios-sede dos Três Poderes em Brasília no domingo.