Vídeo: Luis Caputo, ministro da Economia da Argentina, anuncia primeiras medidas de Javier Milei
O ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, anuncia as primeiras medidas do governo de Javier Milei para resgatar o país da grave crise em que se encontra. Empossado no último domingo (10), Milei prometeu um forte ajuste fiscal e afirmou que a situação não permite “gradualismos”.
Entre os problemas mais graves dos novos vizinhos, estão uma inflação anual que já roça os 150%, deteriorando a renda e jogando mais de 40% da população na pobreza, sendo que 10% dos argentinos já são considerados indigentes.
Assista à apresentação das primeiras medidas econômicas do novo governo da Argentina, liderado por Javier Milei:
Milei elegeu-se empunhando uma motosserra que simbolizava sua disposição a cortar gastos, reduzir o tamanho do Estado, rever programas de assistência social e benefícios fiscais, entre outras promessas. Apresentando-se como ultraliberal e anarcocapitalista, defende a dolarização da economia e o fechamento do Banco Central.
Desde a posse, contudo, Milei deu sinais de que pode moderar suas posições e adotar uma postura mais pragmática. Um exemplo foi o pedido de ajuda à China para pagar uma parcela do empréstimo concedido pelo FMI (Fundo Monetário Internacional).
Trata-se de um recuo expressivo, considerando-se que Milei criticou duramente os chineses e prometeu que não se relacionaria com “países comunistas” ou que não seguissem a cartilha da democracia liberal.
Primeiras medidas de Milei e Caputo para salvar Argentina
Outro recuo seria o aumento dos gastos sociais, em meio às promessas de profundos cortes no orçamento argentino. A possibilidade foi antecipada ontem (11) pelo porta-voz da presidência, Manoel Adorni.
Segundo o site Infobae, Adorni participou nesta segunda-feira (11) da primeira reunião ministerial de Milei, empossado neste domingo. O porta-voz afirmou a jornalistas que o tema do encontro foi “o reordenamento do Estado”. “O descalabro da economia foi o título da reunião”, afirmou Adorni, ainda de acordo com o site.
- Sinal de alerta? Troca de CFO da Hapvida (HAPV3) preocupa o mercado; veja o quanto a mudança pode impactar nas ações da empresa,e se é hora de comprar ou vender, segundo analistas. É só clicar aqui: