Jerome Powell comenta alta de 0,75 pp dos juros nos EUA
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, participa de uma coletiva para comentar a decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) de elevar a taxa de juros em 0,75 ponto percentual, para o intervalo entre 3% e 3,25%.
Powell começou seu discurso reforçando que o objetivo do Fed é trazer a inflação de volta para os 2%, por isso, novas altas serão necessárias nas próximas reuniões. Além disso, ele confirmou que os juros serão mantidos em nível elevado por um tempo.
“O ritmo das próximas altas nos juros dependerá da situação da economia”, diz o presidente.
Sobre as futuras altas, Powell destacou que uma decisão é tomada a cada reunião e que os próximos reajustes não estão fechados.
Powell afirma que as famílias americanas estão sofrendo com a inflação. “As pessoas estão vendo seus aumentos salariais serem consumidos pela inflação. Você gasta a maior parte do seu salário a cada ciclo em gasolina, comida, transporte, roupas e itens básicos. E isso é muito doloroso para as pessoas de baixa renda.”
Aperto monetário
Essa é a quinta alta promovida pelo Fed. As duas primeiras foram mais brandas: uma alta de 0,25 pp em março e outra de 0,50 pp em maio. Mas, em junho, o banco central adotou uma postura mais restritiva, ao aprovar o primeiro reajuste de 0,75 pp do ciclo – o maior movimento desde 1994.
De acordo com o comunicado, novas altas serão necessárias para tentar puxar a inflação para a meta de 2%.
“A inflação permanece elevada, refletindo desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia, preços mais altos de alimentos e energia, além de pressões mais amplas sobre os preços”, diz o comunicado.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!