AO VIVO: Haddad fala pela primeira vez após Lula dizer que não vai atingir meta fiscal; confira
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, marcou uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (30). Será a primeira vez que ele se pronuncia após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmar que “dificilmente” o governo chegará à meta fiscal de zerar o déficit público em 2024. Ambos tiveram uma reunião hoje de manhã.
A declaração foi feita na última sexta-feira (27), durante um encontro realizado com a imprensa, e vai contra todo o trabalho da equipe econômica de equilíbrio fiscal.
- Risco fiscal: Por que fala de Lula começou um incêndio na Faria Lima (e como Haddad vai contornar isso); Assista ao Giro do Mercado clicando aqui e veja o que esperar:
Na ocasião, Lula disse que vai fazer o que puder para cumprir com a meta estabelecida no arcabouço fiscal, mas que não quer começar o ano que vem fazendo cortes de bilhões de reais em investimentos e obras.
- Lula coloca trabalho de Haddad em cheque e admite que ‘dificilmente’ irá zerar a meta fiscal
- Risco fiscal: Falas de Lula geram incerteza crucial sobre arcabouço; veja o que dizem os economistas
“Tudo que a gente puder fazer para cumprir a meta fiscal a gente vai fazer. O que eu posso dizer é que ela não precisa ser zero, a gente não precisa disso. Eu não vou estabelecer uma meta fiscal que me obrigue a começar o ano fazendo corte de bilhões nas obras que são prioritárias para este país”, disse.
A fala pegou mal com o mercado, que viu o Ibovespa (IBOV) cair mais de 1,50% ao longo do dia. Acompanhe as falas do ministro abaixo.