Economia

AO VIVO: Galípolo passa por sabatina no Senado; confira

22 abr 2025, 9:59 - atualizado em 22 abr 2025, 10:00

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, participa de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, às 10h nesta terça-feira (22).

A reunião faz parte do calendário regular de comparecimento do presidente da autoridade monetária à comissão. Galípolo deve apresentar aos senadores as diretrizes, a implementação e as perspectivas da política monetária brasileira conduzida pelo BC.

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) está marcada para dia 7 de maio. Atualmente, a Selic se encontra no patamar de 14,25% ao ano.

Confira ao vivo as falas do Galípolo

Galípolo vê inflação disseminada e desvalorização do real impactando a alimentação

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, alertou que a inflação no Brasil está disseminada entre os grupos e que não é algo pontual.

Em março, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,56% em março. Com isso, a inflação acumula registra alta de 2,04% no ano e de 5,48% em doze meses. O acumulado de um ano do IPCA segue acima do teto da meta de inflação perseguida pelo Banco Central em 2025. O alvo é 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual (p.p.) para baixo ou para cima.

Leia mais.

>> Galípolo/Senado: A questão é “como uma taxa de juros restritiva se ainda permite um país viver com uma economia tão dinâmica?”
>> Galípolo/Senado: A política monetária do país que detém a moeda internacional também afeta a política monetária de países emergentes
>> Galípolo/Senado: A inflação acima da meta está bastante disseminada, ela não é pontual
>> Galípolo/Senado: O BC tem que estar em uma política anticíclica
>> Galípolo/Senado: Crescimento do Brasil é explicado não só pela exuberância das safras, mas também em indicadores que mostram atividade acentuada da economia
>> Galípolo/Senado: Estamos em um ambiente de elevada incerteza do que deve acontecer e sobre as consequências das tarifas
>> Galípolo/Senado: Há uma dúvida de onde correr para buscar proteção de uma aversão à risco
>> Galípolo/Senado: A escalada pode trazer uma desaceleração mais abrupta e que traz um cenário de aversão à risco
>> Galípolo/Senado: O balanço de risco da possibilidade do impacto tarifário gerar uma desaceleração global ganha força
>> Galípolo/Senado: Não cabe a opinião que os técnicos ou presidente do BC têm sobre um governo
>> Galípolo/Senado: O cenário internacional tem sido o vetor principal na determinação dos preços de mercado

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar