Política

Ciro Gomes lança pré-candidatura à Presidência criticando “modelo econômico equivocado”

21 jan 2022, 16:58 - atualizado em 21 jan 2022, 18:16

Ciro Gomes anunciou nesta sexta-feira (21) sua pré-candidatura à Presidência da República pelo PDT para as eleições deste ano. Será a quarta tentativa do pedetista de concorrer ao cargo. Ele já foi deputado estadual e governador do Ceará, prefeito de Fortaleza e ministro do governo Lula.

O anúncio foi feito após a Convenção Nacional do partido, que aconteceu de forma virtual por conta da pandemia da Covid-19. O candidato fez um aceno, no início de seu discurso, aos familiares das mais de 620 mil vítimas da doença no país.

Antes do pedetista começar a falar, o presidente do partido, Carlos Lupi, elogiou o correligionário, destacando que o candidato “traz a esperança de que as coisas podem ser diferentes” e que, com Ciro, o país pode sair do que ele chamou de “a maior crise social, política, econômica e moral da nossa história”.

Política econômica

Ciro chamou a atenção para a a desaceleração da curva de crescimento econômico pelo qual o país tem passado nos últimos dez anos.

“Começamos a andar pra trás. Caranguejos atolados no mangue do atraso. Em 1980, o nosso PIB per capita era 15x maior do que o chinês. Hoje a nossa renda não alcança nem 79% média de um chinês”.

Ainda sobre economia, o candidato destacou sobre a importância de se viver sem inflação e com equilíbrio fiscal. O país encerrou o ano de 2021 com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) a 10,06%, acima do teto da meta e no maior patamar desde 2015.

Ciro também abordou o que tem sido uma das maiores pedras no sapato da equipe econômica do governo federal: a alta no preço dos combustíveis. O pedetista afirmou que pretende mudar a política, chamada por ele de “criminosa”, de preços da Petrobras.

“Tremam de medo os tubarões que querem tomá-la dos brasileiros. Mas vibrem de alegria milhões de compatriotas que pagarão combustível mais barato e poderão gritar de novo: ‘o petróleo é nosso'”.

O tema, inclusive, deve chegar ao Congresso no próximo mês, já que o governo federal pretende preparar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para tentar diminuir, de alguma forma, o preço da gasolina e do diesel.

Veja abaixo a íntegra do discurso:

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar