AO VIVO: Campos Neto acerta as contas com o governo; veja sabatina no Senado
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, está no Senado para defender a política monetária adotada pela autarquia. Ao longo do dia, ele irá explicar as decisões tomadas em relação à inflação e à estabilidade financeira aos parlamentares.
A convocação foi feita pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Ela tem base no artigo 11 da Lei de Autonomia do Banco Central. Ele afirma que o presidente do BC deve apresentar no Senado, nos dois semestres de cada ano, explicações sobre as decisões tomadas no semestre anterior.
- Temporada de resultados continua: Lucro da 3R Petroleum (RRRP3) dispara 147% e Gerdau (GGBR4;GOAU4) paga R$ 1 bilhão em dividendos: Oportunidades à vista? Clique aqui e veja a recomendação para as ações no Giro do Mercado. Inscreva-se no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
O movimento acontece depois de meses de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de integrantes do governo e do PT contra o mandatário do Banco Central; e após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que reduziu a taxa de 13,75% para 13,25%.
Esta é a segunda vez de Campos Neto explicando a Selic no Congresso neste ano. Em abril, o presidente do BC esteve na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde defendeu a taxa de juros.
Confira as falas de Campos Neto na sabatina desta quinta-feira (10).