Anvisa vai discutir revisão de proibição de vapes; produto pode ser liberado
A proibição da venda de vapes pode estar com os dias contados no Brasil.
A diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai discutir, no próximo dia 1º, uma revisão da proibição dos produtos no Brasil.
No Congresso, há um movimento simultâneo para legalizar os vapes, com novas regulações sobre o tema. O caso foi revelado pelo jornal Estado de S. Paulo.
- Eletrobras que se cuide: Fusão entre Vibra (VBBR3) e Eneva (ENEV3) pode criar a terceira maior empresa de energia do Brasil, veja como isso impacta os investidores das empresas no Giro do Mercado desta segunda-feira (27), é só clicar aqui:
Mesmo proibidos, vapes são vendidos
A eventual liberação começa a ser discutida depois de 14 anos, uma vez que os produtos estavam proibidos desde 2009 — mas seguem sendo vendidos normalmente em diversos varejistas e-commerces do país.
No entanto, pela falta de clareza sobre os produtos usados nos vapes, há uma insegurança em relação às substâncias usadas neles. Neste ponto, uma eventual regulamentação pode tratar desses tópicos e se aprofundar sobre o que pode ser utilizado ou não nos produtos.
O texto do Congresso, da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), quer trazer restrições sobre os sabores de vapes, excluindo aqueles com sabor mais doce, além de embalagens com apelo infantil.
A senadora também argumenta que os vapes são menos prejudiciais à saúde que os cigarros.