Internacional

Antígua e Barbuda planeja votação para se tornar república em três anos, diz imprensa

11 set 2022, 15:34 - atualizado em 11 set 2022, 15:34
Antígua e Barbuda
O país possui uma população de menos de 100 mil pessoas, de acordo com dados oficiais (Imagem: Pixabay/jorono)

Antígua e Barbuda planeja realizar um referendo sobre se tornar uma república nos próximos três anos, disse o primeiro-ministro do país caribenho à imprensa britânica no sábado, uma medida que pode fazer com que o rei Charles deixe de ser chefe do Estado.

“Esse é um assunto que tem de ser levado a um referendo… dentro dos próximos, provavelmente, três anos”, disse o primeiro-ministro Gaston Browne à ITV News logo após uma cerimônia local confirmar Charles como rei do país depois da morte da rainha Elizabeth.

A pequena nação insular caribenha, que se tornou independente do Reino Unido em 1981, é um dos 14 membros da Commonwealth que compartilham o monarca britânico como chefe de Estado.

Brown disse que se tornar uma república é “um passo final para completar o círculo de independência para garantir que somos verdadeiramente uma nação soberana”, mas enfatizou que o referendo “não é um ato de hostilidade” e não envolveria sua saída da Commonwealth.

O primeiro-ministro de Antígua não respondeu de imediato a um pedido de comentário e a Reuters não pôde verificar a proposta de forma independente.

O país possui uma população de menos de 100 mil pessoas, de acordo com dados oficiais.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar