Antigo presidente do CFTC firma parceria com Accenture para criação de dólar digital
Christopher Giancarlo, antigo presidente da CFTC e defensor de cripto, criou a Digital Dollar Foundation, empresa sem fins lucrativos, para apoiar iniciativas para a criação de uma moeda digital de banco central (CBDC) para os EUA.
A empresa irá trabalhar com a Accenture como uma parceria de tecnologia por conta de sua experiência com o Banco Central Europeu (BCE), a Autoridade Monetária de Cingapura e o Riksbank, da Suíça, em iniciativas parecidas.
A Digital Dollar Foundation também irá trabalhar com economistas, advogados e outros tecnólogos para criar possíveis designs e uma estrutura para testar o sistema.
A ideia é criar um token digital que seja fixado ao dólar americano, mas, diferente de stablecoins existentes, como USDC ou Paxos, vai ser apoiada pelo Federal Reserve.
New: Powell told Congress today that the Federal Reserve is exploring whether it makes sense to issue its own digital currency that could be used by households and businesses pic.twitter.com/lH3pnSLkiV
— Zachary Warmbrodt (@Zachary) November 20, 2019
Anteriormente, Federal Reserve anunciou que analisaram a possibilidade de digitalização do dólar, mas estavam incertos quanto às vantagens diretas. Essa iniciativa vai devotar seus recursos para mostrar como os EUA poderiam se beneficiar com esse empreendimento.
Recentemente, houve iniciativas de bancos centrais em todo o mundo para criar uma versão tokenizada de suas moedas fiduciárias, na esperança de competir com qualquer dinheiro privado atual ou futuro, como Libra ou Bitcoin, que ameaçam a hegemonia fiduciária.
Os EUA parecem estar atrasados em comparação ao restante do mundo. No entanto, a Digital Dollar Foundation poderia ajudar a mudar esse contexto.