Antes de terminar mandato, Bolsonaro emplaca aliados dentro da futura administração de Lula
Não será apenas com o Congresso de maioria de aliados ou ex-aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) que o presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva (PT) terá que lidar. Antes de encerrar seu mandato, o atual chefe do executivo conseguiu aprovar diversos nomes próximo para atuar em agências regulatórias e até na justiça eleitoral e em tribunais superiores.
As indicações de Bolsonaro, aprovadas pelo Senado na última semana, vão preencher vagas nas agências nacionais de Transportes Aquaviários (Antaq), Telecomunicações (Anatel) e Transportes Terrestres (ANTT) e para a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Apesar de estarem ligadas aos ministérios, que terá indicações de Lula, as agências tem atuação independente e não podem ser simplesmente exonerados por decisão do presidente e tem a possibilidade de atrapalharem as iniciativas do futuro governo.
Veja os membros das indicados para as agências
Antaq:
Wilson Pereira de Lima Filho – diretor – presidiu o Tribunal Marítimo de julho de 2018 a julho deste ano. É vice-almirante da Marinha.
Alber Furtado – diretor – servidor do Ministério da Economia, conseguiu a vaga com o apoio de deputados do MDB. É analista de crédito externo na Secretaria de Assuntos Internacionais da pasta.
Caio César Farias – diretor – advogado, já teve o nome cogitado anteriormente para assumir um posto na Antaq, mas foi vetado pelo então ministro Tarcísio de Freitas, devido ao parentesco dele com Paulo César Farias, pivô do escândalo que levou ao impeachment de Fernando Collor de Mello.
Anatel:
Alexandre Freire – diretor – o advogado é assessor do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. Já foi do Conselho Nacional de Justiça.
ANTT:
Lucas Rocha Asfor Lima – diretor – o advogado é sobrinho do ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, César Asfor. Foi indicado com o apoio de diversos senadores, inclusive do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco.
Felipe Fernandes Queiroz – diretor – atua na ANTT como secretário Nacional de Transportes. Antes, trabalhava no Ministério de Infraestrutura.
ANPD
Miriam Wimmer – diretora – doutora em comunicação pela UnB, será reconduzida ao cargo que já ocupava na ANPD.
Nomeações também na justiça
O presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) os juízes Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues e o advogado André Ramos Tavares para uma vaga de ministro substituto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Conselho de ética de Presidência
Na última semana, Bolsonaro também fez duas nomeações para a integrar a Comissão de Ética Pública da Presidência para mandatos de 3 anos. Criada por decreto presidencial em 1999, a comissão é responsável por analisar a conduta de servidores públicos federais.
Os postos serão ocupados por Célio Faria Júnior, atual ministro-chefe da Secretaria de Governo, e por João Henrique Nascimento de Freitas, assessor especial da Presidência.
Ex-ministro derrotado nas eleições
O ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) foi nomeado para a presidência da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Embratur, e Silvio Santos do Nascimento, até então presidente da agência, para o cargo de diretor de marketing, inteligência e comunicação da Embratur.
Machado foi candidato ao Senado nas últimas eleições, mas foi derrotado. Ele foi nomeado para um mandato de 4 anos, mas a medida pode ser revogada por Lula.
Siga o Money Times no Facebook!
Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!