BusinessTimes

Ant fecha acordo com reguladores para reestruturação

03 fev 2021, 8:37 - atualizado em 03 fev 2021, 8:37
Ant Group
O plano prevê colocar todas as unidades da Ant sob a holding, que incluem suas ofertas de tecnologia em áreas como blockchain e entrega de alimentos (Imagem: Reuters/Aly Song)

A Ant Group e reguladores chineses chegaram a um acordo para um plano de reestruturação que transformará a fintech de Jack Ma em uma holding financeira. Com isso, a nova empresa teria requisitos de capital semelhantes aos dos bancos.

O plano prevê colocar todas as unidades da Ant sob a holding, que incluem suas ofertas de tecnologia em áreas como blockchain e entrega de alimentos, disseram pessoas a par do assunto. Uma das primeiras propostas da Ant aos reguladores incluía apenas operações financeiras na nova estrutura.

Um anúncio oficial sobre a reestruturação pode ocorrer antes do início do feriado do Ano Novo Lunar na China na próxima semana, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas.

O Alibaba Group, que possui cerca de 30% da Ant, eliminou as perdas nas negociações de Hong Kong na quarta-feira, depois que a Bloomberg divulgou o acordo. A ação fechou com alta de 0,4%.

O plano de reestruturação da Ant marca o primeiro grande passo no que deve ser um longo processo, à medida que reguladores elaboram requisitos de capital detalhados e outras diretrizes para empresas que abrangem várias linhas de negócios financeiros.

A China introduziu um marco para holdings financeiras em setembro, e muitos dos detalhes ainda não foram finalizados.

Embora as regras devam fornecer mais clareza regulatória para a Ant no futuro, quase certamente forçarão a empresa a desacelerar o forte ritmo de expansão que a tornou o maior grupo de tecnologia financeira da China e uma das startups mais valiosas do mundo.

Alibaba
O Alibaba Group, que possui cerca de 30% da Ant, eliminou as perdas nas negociações de Hong Kong na quarta-feira, depois que a Bloomberg divulgou o acordo. A ação fechou com alta de 0,4% (Imagem: Reuters/Thomas Peter)

A Ant ainda estuda possibilidades para retomar a oferta pública inicial que foi suspensa por reguladores em novembro, disse uma pessoa a par do assunto. Mas, como as regras para holdings financeiras são novas, não está claro quanto tempo pode levar para que as autoridades aprovem uma listagem.

A Ant não quis comentar. O Banco Popular da China, que supervisiona empresas financeiras, não respondeu de imediato a um pedido de comentário enviado por fax.

A reestruturação da Ant é parte de uma campanha do governo para aumentar a supervisão dos setores financeiro e de tecnologia. Nos últimos meses, reguladores colocaram vários segmentos no radar, de crowdfunding em saúde até empréstimos ao consumidor.

Em janeiro, os reguladores propuseram medidas para limitar a concentração de mercado em pagamentos online, onde a Ant e a Tencent são as maiores do setor.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar