ANP libera pagamanto de R$ 622,5 milhões à Petrobras por subsídios
A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) aprovou o pagamento de R$ 622,5 milhões à Petrobras (PETR4). O depósito acontecerá devido aos subsídios liberados pelo governo para manter o diesel em patamares baixos. O mesmo é referente ao congelamento dos valores entre os dias 30 de outubro e 28 de novembro de 2018.
O programa de subsídio para diesel foi criado devido a greve dos caminhoneiros. Para atender as demandas das transportadoras, o governo estabeleceu limite de preço para os postos de combustíveis. A época, o Estado ressarcia as empresas em até 30 centavos o litro, dependendo das condições encontradas do mercado.
A atual gestão utiliza outra política de preços, fazendo reajuste com o intervalo mínimo de uma semana, com o intuito de não refletir a volatilidade do óleo bruto.
Além da Petrobras, a ANP autorizou pagamentos para outras empresas petrolíferas, como à Oil Trading Importadora e Exportadora, Varo Energy Brasil Comércio Importação e Exportação, Blueway Trading Importação e Exportação, Flamma Óleos e Derivados, Refinaria de Petróleo Riograndense e a Farol Importadora e Exportadora.