Comprar ou vender?

‘Ano de sair gastando’: Louise Barsi e Cesar Paiva, o Buffett de Londrina, revelam ações da carteira

30 ago 2024, 17:54 - atualizado em 30 ago 2024, 18:07
Day Trade, Yduqs, YDUQ3, Azzas, AZZA3, Mercados
(Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

É hora de sair às compras enquanto a bolsa está barata. Pelo menos é o que dizem gestores que participaram do painel sobre ações na XP Expert, que ocorre em São Paulo nesta sexta-feira. A tônica da conversa, que contou com a investidora Louise Barsi, da AGF, e os gestores Cesar Paiva, da Real Investidor, e Marcos Peixoto, da XP Asset, mediada por Jennie Li, analista da XP, é de que a bolsa tem muitas pechinchas ‘dando sopa’.

De acordo com  Louise, 2024 está sendo um ano ‘para gastar’, em referência às empresas baratas. Segundo ela, mesmo com uma possível alta da Selic, a taxa básica de juros, o mercado continuará atrativo.

“Se acontecer, infelizmente, é muito ruim para o nosso país, mas para nós que gostamos de pechincha, eu acho maravilhoso. Infelizmente, não somos nós que estamos lá na cadeira do Banco Central, então, só resta ter uma estratégia muito clara, constante, de reinvestimento dos dividendos“, diz.

Louise, que é filha de Luis Barsi, conhecido como rei dos dividendos, e utiliza a metodologia do megainvestidor para lucrar na bolsa via proventos, diz ainda que quem tinha que ter migrado para a renda fixa, já fez esse movimento.

“Eu sinto um negócio tão deprimido, enquanto a gente olha os resultados [das empresas] tão positivos agora […] eu não sei quanto vai subir [o Ibovespa], eu não sei que horas subirá, mas um dia esse momento de depressão passará. E aqueles que não estiverem posicionados, vão ter que comprar mais caro“, diz.

Ativos

Entre os ativos em que Louise investe estão Banco do Brasil (BBAS3), BB Seguridade (BBSE3) e Cemig (CMIG4). “Eu continuo fazendo o básico, o feijão com arroz bem feito”, destaca.

Ela cita também bancos médios, como o Banco Bmg (BMGB4). “Tem muita coisa boa que ainda está bastante barata. Então, dificilmente a gente vai fugir desses setores, bancos e energia”, coloca.

Já Paiva, da Real Investidor, também conhecido como Buffett de Londrina por utilizar a mesma metodologia do investidor de Omaha, diz que possui na carteira BB Seguridade (BBSE3), “empresa redondinha, muito boa e pagando dividendo”, e Bradesco (BBDC3 e BBDC4).

“Era quase um palavrão nos últimos meses. A gente comprou bastante no primeiro trimestre. O mercado exagerou, esse mês aqui tem recuperado, o melhor está sendo feito”. Desde que divulgou seu balanço do segundo trimestre, a ação subiu mais de 20%.

“Eu acho que tem muita coisa que o banco errou, está corrigindo a rota, mas teve muita coisa que foi conjuntura”, diz. Outro banco citado foi Banco do Brasil, “negociado a quatro preços no primeiro trimestre do ano”, e Banrisul (BRSR6), que “infelizmente, acabou pegando as enchentes, sofreu um pouquinho, mas está a metade do valor patrimonial”.

No setor elétrico, Paiva tem Neoenergia (NEOE3), negociando a uma taxa interna real de retorno em torno de 14-15%, que é muito barato em termos de utilidades, e Sanepar (SAPR11), que está descontada.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar