São Paulo

Ano novo: o que abre e fecha no feriado de fim de ano

27 dez 2022, 13:18 - atualizado em 27 dez 2022, 13:18

O Ano Novo está chegando e, por mais que os dias de festa caiam no final de semana, alguns serviços estarão fechados em todo o país durante o feriado.

É o caso dos bancos, em que os atendimentos, como de costume, serão feitos apenas pela internet ou através dos caixas eletrônicos em algumas datas específicas.

Além dos dias 31 de dezembro e dia 1º de janeiro, não haverá expediente também no dia 30 de dezembro.

“No dia 30/12 (sexta-feira), não haverá expediente bancário e as agências não abrem para atendimento ao público”, descreve a Febraban, em nota.

O pagamento de contas de consumo — como energia, água e telefone — e os carnês com vencimento no feriado poderão ser feitos, sem acréscimo, no próximo dia útil, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja o que abre e fecha no Natal e Ano Novo

Bolsa de Valores, B3

Como os feriados não serão em dias úteis, a Bolsa de Valores (B3) funcionará normalmente, assim como o Tesouro Direto. No entanto, as operações serão interrompidas no dia 30 de dezembro.

Correios

Entre os dias 26 e 30 de dezembro, os Correios irão funcionar normalmente em todo o país.

No dia 31/12, véspera do feriado do Dia da Confraternização Universal, não haverá expediente nas agências. O atendimento será retomado na segunda-feira (2 de janeiro).

Transporte em SP

Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), os ônibus, metrô e trens terão operação especial para o Ano Novo.

As linhas de trem da CPTM terão operação normal, sendo que no dia 31 de dezembro, todas as linhas vão operar com os intervalos equivalentes aos de um sábado tradicional.

Já as linhas 8- Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, operaram 24h para embarque e desembarque somente nas estações de transferência, ou seja, Pinheiros, Santo Amaro e Barra Funda. As demais estações atendem apenas o desembarque após as 2h.

As linhas intermunicipais de ônibus vão operar com a programação equivalente a de um domingo nos dois dias.

As linhas de metrô serão as mais afetadas no final de ano: devido a festa de Réveillon na avenida Paulista, no dia 31 de dezembro, os acessos da estação Consolação da Linha 2-Verde serão fechados às 16h.

As estações Paraíso, Brigadeiro, Trianon-Masp ficarão abertas toda a noite, assim como as demais estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata ficarão abertas para embarque e desembarque até às 2h. Após esse horário, somente para desembarque.

Na linha 4-Amarela, as estações Paulista e Higienópolis-Mackenzie atenderão 24 horas para embarque e desembarque.

As demais estações da Linha 4-Amarela e a Linha 5-Lilás permanecerão abertas para embarque e desembarque até 2h e, após esse horário, apenas para desembarque.

No dia 01 de janeiro, as estações abrirão normalmente a partir das 4h40.

Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, o atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e Expresso Tiradentes será das 6h às 19h. Já as lojas Jabaquara, Santana e o Posto Central da SPTrans, que não funcionam aos sábados e domingos, estarão fechados e voltarão ao atendimento normal na segunda-feira, 2 de janeiro

Comércio de rua e shoppings

Os comerciantes de rua podem optar por abrir ou não. Em relação aos shoppings, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) afirma que o horário de funcionamento será das 10h às 16h no dia 31, véspera de Ano Novo. Normalmente, os shoppings fecham às 22 horas de segunda à sábado.

Já no dia 1º de janeiro, tanto o funcionamento das lojas como da praça de alimentação é facultativo.