Mineração

ANM pede monitoramento diário de barragens em 4 Estados por chuvas nos próximos dias

23 jan 2020, 18:16 - atualizado em 23 jan 2020, 18:16
Vista aérea de barragem de rejeitos da Vale que se rompeu em Brumadinho (MG)
Dados do INMET apontam chuvas intensas com acumulações elevadas de precipitação nos dias 23, 24 e 25 de janeiro (Imagem: REUTERS/Washington Alves)

A Agência Nacional de Mineração (ANM) afirmou que mineradoras que tenham barragens em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás devem monitorar diariamente as condições das estruturas até segunda-feira, devido a previsão de chuvas intensas, informou a autarquia em nota à imprensa.

As companhias também deverão manter atenção especial às tomadas d’água dos vertedouros, para garantir a capacidade de escoamento de acordo com o projeto, destacou a ANM.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), segundo a agência, apontam chuvas intensas com acumulações elevadas de precipitação nos dias 23, 24 e 25 de janeiro.

“As chuvas devem superar 10 milímetros por dia e podem atingir com maior intensidade a região centro norte de Goiás, regiões litorâneas do Espírito Santo, região centro-sul de Minas Gerais e região serrana do Rio de Janeiro”, destacou a ANM.

“Em caso de qualquer situação de anormalidade, o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) deverá ser acionado e o SIGBM (Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens) tem que ser imediatamente informado”, disse na nota o gerente de Segurança de Barragens da ANM, Luiz Paniago.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar