Anitta: Quatro lições da cantora para ter uma carreira de sucesso
Com a música “Envolver”, a cantora Anitta se tornou a primeira brasileira a atingir a posição de música mais ouvida no Spotify. Com tanto sucesso — e participações em empresas como Nubank e Skol Beats —, a artista pode ensinar algumas lições sobre carreira.
Os números de Anitta impactam. Às 13h desta sexta-feira (horário de Brasília), o single “Envolver” já acumulava mais de 71,6 milhões de reproduções no serviço de streaming.
Number 1 in the world. I really don’t know what to say. THE FIRST LATIN WOMAN TO BE NUMBER ONE SOLO IN THE WORLD. The only Brazilian in the history of my country to have a top 5 song in the world. Oh my God. pic.twitter.com/wGn0zWarJa
— Anitta (@Anitta) March 25, 2022
Anitta e suas novas visões sobre carreira
Esse sucesso todo impacta, também, o mercado de trabalho com as novas visões e estratégias de carreira que a cantora implementa.
O CEO da Mappit, empresa do Talenses Group (holding brasileira de recrutamento e seleção), Rodrigo Vianna, diz que o movimento de carreira de Anitta, ao se tornar head de criatividade e inovação da Skol Beats em 2019, despertou uma nova tendência: a mudança do relacionamento de marcas com celebridades.
Com a chegada de Anitta na Skol Beats, segundo Vianna, “o relacionamento das marcas com celebridades ultrapassou as propagandas e fortaleceu vínculos com propósito que contam histórias”.
Para ele, este é só um exemplo do quanto o mercado de trabalho está em mutação, aguçando um “futuro flexível, inovador e consciente (pessoal, social e profissionalmente)”.
Com isso, ele aponta que é cada vez mais necessário se “reinventar com altruísmo, entusiasmo, empatia e vontade de aprender para se desenvolver profissionalmente e surfar na onda do futuro do trabalho, como ensina Anitta”.
A carreira de Anitta e seu planejamento
Vianna identifica, como um dos pontos centrais do para o sucesso mundial de Anitta o planejamento que a cantora traçou em forma de estratégia profissional desde o momento em que decidiu crescer fora do Brasil.
“Ela planejou seu posicionamento, aprendeu as línguas dos públicos que queria atingir e se encaixou às culturas. Adaptou o conto para se tornar a personagem principal da narrativa”, explica Vianna.
O especialista identifica essa busca pelo protagonismo como um traço geracional.
“É isso que as gerações mais novas almejam: assumir a responsabilidade pela evolução da sua carreira”, diz ele.
Uma pesquisa realizada pelo Talenses Group, holding da Mappit, em parceria com a Fundação Dom Cabral, aponta que 50% dos entrevistados da geração Y e Z acreditam que, daqui a 10 anos, continuarão certos sobre suas decisões de carreira tomadas enquanto jovens.
Quatro lições sobre carreira para aprender com Anitta
Da trajetória profissional de Anitta é possível extrair, pelo menos, quatro lições para ter uma carreira de sucesso, segundo Vianna. Vejam quais são elas:
- Resiliência: A história da Larissa, nome de batismo de Anitta, ajudou a artista a desenvolver a resiliência necessária para chegar onde está hoje. “Nascida e crescida na favela, ela superou barreiras sociais, de gênero, estilo musical, entre outros, lidando e transformando-as em oportunidades”, diz.
- Comprometimento: Inúmeras vezes a cantora é tida como referência quando o assunto é comprometimento e dedicação e Vianna considera que “Anitta dá um show de como dar o seu melhor para alcançar o sucesso”.
- Autenticidade: A artista está presente em vários ambientes além do musical, como é o caso da Ambev, empresa na qual ela atua como head de criatividade e inovação da Skol Beat. Isso, segundo Vianna, prova “sua autenticidade como profissional”. “Sua originalidade e criatividade sempre permearam suas ações e movimentos de carreira, destacando-a não só na indústria musical, mas também no mundo de negócios”, destaca.
- Relacionamento interpessoal: Amiga e parceira profissional de figuras como o cantor colombiano, J Balvin, que tem músicas com figuras como Beyoncé, Anitta também se destaca por seus relacionamentos interpessoais. “As parcerias musicais abriram portas para a cantora, reforçando o quanto os vínculos são importantes para a construção de uma carreira bem-sucedida”, afirma.