Animado com a super alta de terça? Esta tabela é um banho de água fria
Parte do mercado financeiro pode ter se convencido de que o desempenho dos principais ativos globais nesta terça-feira (24) foi um sinal de que os investidores encontraram um fundo do poço para a crise.
O Dow Jones saltou 11,37%, terminando em 20.704,91 pontos, e registrou seu maior ganho percentual diário desde 1933. No Brasil, o Ibovespa (IBOV) deu uma boa respirada com uma valorização de 9,7%.
O Congresso americano deu sinais de que pode estar próximo a um acordo para um pacote de resgate econômico, o que injetou uma dose de otimismo nos mercados.
Sinais
Apesar da sensação de alívio, uma análise sobre o comportamento dos mercados após a Grande Depressão de 1929 revela alguns sinais que chamam a atenção.
“Olhando para a história, o cenário de baixa poderia ser uma repetição do crash de 1929, após o qual os mercados levaram quatro anos para encontrar um fundo”, aponta Michel Lerner, analista global do Credit Suisse.
A chefe de estratégia de investimentos da corretora Charles Schwab, Liz Ann Sonders, comemora o fato de uma trégua ter finalmente chegado após várias derrotas em sequência, mas faz uma observação:
“Avaliando os 10 melhores dias registrados pelo S&P 500 em toda a sua história, o ganho de hoje não parece ter entrado em um ranking amigável; dos 9 outros dias da lista, todos ocorreram durante a Grande Depressão (7) ou durante a Crise Financeira Global (2)”.