BusinessTimes

Anglo American produz recorde de 24 milhões de toneladas de minério de ferro no Brasil em 2020

28 jan 2021, 14:40 - atualizado em 28 jan 2021, 14:40
A mineradora ponderou, no entanto, que a meta de produção traçada para este ano está sujeita a possíveis impactos relacionados ao novo coronavírus (Imagem: REUTERS/Siphiwe Sibeko)(

A mineradora Anglo American produziu em 2020 recorde de 24 milhões de toneladas de minério de ferro no sistema Minas-Rio, em Conceição do Mato Dentro (MG), onde planeja extrair de 24 milhões a 26 milhões de toneladas neste ano, informou a companhia nesta quinta-feira.

O volume do ano passado foi 4 por cento superior ao produzido em 2019.

A mineradora ponderou, no entanto, que a meta de produção traçada para este ano está sujeita a possíveis impactos relacionados ao novo coronavírus.

No quarto trimestre, a mineradora também bateu recorde de produção no Minas-Rio, de 6,5 milhões de toneladas de minério de ferro, alta de 5% ante o mesmo período do ano anterior, “refletindo a continuidade de um forte desempenho após a parada planejada de um mês para uma varredura interna de rotina do duto no terceiro trimestre”.

O sistema Minas-Rio engloba mina e usina de beneficiamento, em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas (MG), e conta com um mineroduto de 529 quilômetros, que atravessa 33 municípios mineiros e fluminenses, para levar a produção até o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).

Já a produção de níquel da Anglo American, em Barro Alto, Goiás, atingiu 43,5 mil toneladas em 2020, alta de 2% ante o ano anterior, de acordo com a companhia.

No quarto trimestre, a produção do metal foi de 11,7 mil toneladas, estável ante o mesmo trimestre de 2019, “refletindo a continuidade operacional estável”, segundo a empresa.

Em 2021, a mineradora planeja produzir entre 42 mil e 44 mil toneladas de níquel em Barro Alto, em projeção também sujeita à extensão de possíveis interrupções relacionadas à Covid-19.