Setor Elétrico

Aneel propõe reajuste médio de 1,54% nas tarifas da Energisa Sergipe

24 jan 2023, 11:08 - atualizado em 24 jan 2023, 11:08
Aneel
O reajuste médio para os consumidores atendidos em alta tensão, como indústrias, deverá ser de -0,01% (Imagem: Pixabay/PoldyChromos)

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs nesta terça-feira, 24, um reajuste médio de 1,54% nas tarifas da Energisa Sergipe.

O reajuste médio para os consumidores atendidos em alta tensão, como indústrias, deverá ser de -0,01%. Já para os conectados em baixa tensão, que inclui os residenciais, o aumento médio proposto é de 2,08%.

A proposta de revisão tarifária apresentada nesta terça passará por consulta pública de 25 de janeiro a 10 de março e, portanto, ainda pode ser alterada.

A agência também realizará uma audiência pública presencial em 24 de fevereiro para debater o tema. Os novos valores devem entrar em vigor a partir de 22 de abril.

A Aneel propôs que o valor do Fator X a ser utilizado nos reajustes da distribuidora, até a próxima revisão tarifária, considerará o componente T de 2,727%, sendo que os demais componentes devem ser calculados em cada processo de reajuste.

O índice fixado pela Aneel tem como objetivo compartilhar com o consumidor os ganhos de produtividade da concessionária por conta do crescimento de unidades consumidoras e aumento do consumo no mercado existente.

A proposta também estabelece novos limites para indicadores de qualidade do serviço. Para o anos de 2024 a 2028, a agência prevê uma redução anual de 3,44% para o DEC, que mostra o intervalo de tempo que cada consumidor, em média, ficou sem energia , e de 4,57% para o FEC, referente ao número de interrupções que cada consumidor sofreu, em média.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
estadao.conteudo@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar