Setor Elétrico

Aneel aprova edital de leilão para contratar energia de térmicas da lei da Eletrobras (ELET3)

30 ago 2022, 12:13 - atualizado em 30 ago 2022, 12:14
Setor Eletrico
O preço-teto do leilão será de 444 reais por megawatt-hora (MWh), um limite “bastante justo para o consumidor”, disse o diretor Ricardo Tili, relator do processo (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta terça-feira o edital do primeiro leilão que contratará energia de usinas termelétricas previstas na lei de privatização da Eletrobras (ELET3).

Marcado para 30 de setembro, o certame contratará 2 gigawatts (GW) de projetos termelétricos movidos a gás natural, sendo 1 GW na região Norte, para início de suprimento em 31 de dezembro de 2026, e 1 GW nos Estados do Maranhão e Piauí, para início de suprimento em 31 de dezembro de 2027. Os contratos terão prazo de 15 anos.

A licitação negociará reserva de capacidade na forma de energia –isto é, tem o objetivo de reforçar a segurança do sistema elétrico nacional com termelétricas que possam fornecer energia em momentos de baixa geração de outras fontes e de aumento da demanda.

O preço-teto do leilão será de 444 reais por megawatt-hora (MWh), um limite “bastante justo para o consumidor”, disse o diretor Ricardo Tili, relator do processo.

“(O preço) Não vai trazer grandes elevações de preços como a gente tem acompanhado no mercado, no ano passado”, afirmou, em reunião de diretoria nesta terça-feira.

Ainda pelas regras definidas para o leilão, o custo variável unitário (CVU) máximo das térmicas foi fixado em 450 reais por megawatt-hora (MWh). As usinas terão inflexibilidade anual (valor de geração mínima obrigatória) de 70%.

A estatal EPE cadastrou 37 projetos de termelétricas para participar da licitação, totalizando 11,89 gigawatts (GW). A expectativa é de que haja “bastante competitividade” neste certame, segundo o gerente da secretaria executiva de leilões da Aneel, André Patrus.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar