Aneel anuncia bandeira amarela para novembro com melhora nas condições de geração de energia no país
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (25) que a bandeira tarifária para o mês de novembro será amarela, em razão da melhora nas condições de geração de energia. Em outubro, a bandeira tarifária estava no patamar vermelho 2, refletindo o alto custo da geração energética.
Segundo a Aneel, a decisão de reduzir o valor é possível graças ao aumento do volume de chuvas, o que diminui o custo de produção de energia. Agora a cobrança será de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, em comparação com os R$ 7,877 cobrados anteriormente.
A medida impacta todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e reflete um alívio nos preços, especialmente relevante após dois meses de bandeiras tarifárias elevadas.
No entanto, a Aneel alerta que, apesar da melhora nas condições atuais, as previsões para os próximos meses ainda indicam chuvas abaixo da média nas regiões dos principais reservatórios, o que pode demandar o uso complementar das termelétricas para garantir o abastecimento aos consumidores.
A bandeira tarifária esteve no nível verde entre abril de 2022 e julho de 2024, quando a Aneel anunciou a bandeira amarela, seguida por um breve retorno ao verde em agosto e pela bandeira vermelha em setembro e outubro.