Energia Elétrica

Aneel anuncia bandeira amarela para novembro com melhora nas condições de geração de energia no país

25 out 2024, 16:59 - atualizado em 25 out 2024, 16:59
taesa-taee11-energia-eletricas
A bandeira tarifária esteve no nível verde entre abril de 2022 e julho de 2024. (Imagem: Getty Images)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (25) que a bandeira tarifária para o mês de novembro será amarela, em razão da melhora nas condições de geração de energia. Em outubro, a bandeira tarifária estava no patamar vermelho 2, refletindo o alto custo da geração energética.

Segundo a Aneel, a decisão de reduzir o valor é possível graças ao aumento do volume de chuvas, o que diminui o custo de produção de energia. Agora a cobrança será de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, em comparação com os R$ 7,877 cobrados anteriormente.

A medida impacta todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e reflete um alívio nos preços, especialmente relevante após dois meses de bandeiras tarifárias elevadas.

No entanto, a Aneel alerta que, apesar da melhora nas condições atuais, as previsões para os próximos meses ainda indicam chuvas abaixo da média nas regiões dos principais reservatórios, o que pode demandar o uso complementar das termelétricas para garantir o abastecimento aos consumidores.

A bandeira tarifária esteve no nível verde entre abril de 2022 e julho de 2024, quando a Aneel anunciou a bandeira amarela, seguida por um breve retorno ao verde em agosto e pela bandeira vermelha em setembro e outubro.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar