Colunistas

André Zara: quais os melhores investimentos para 2020?

08 jan 2020, 14:19 - atualizado em 08 jan 2020, 14:19
Já que retornos passados não são garantia de retornos futuros, quais devem ser os melhores investimentos de 2020? (Imagem: Shutterstock)

Olá,

Nesta primeira newsletter do ano, nada melhor do que falar dos nossos objetivos e do futuro. Quais são as suas metas e o que você pretende realizar em 2020?

Espero que você já tenha isso na ponta da língua. E lembre-se de que estou aqui para te ajudar, como no ano passado. Se tiver dúvidas sobre investimentos, envie para mim por este link. Eu e a equipe de especialistas da Inversa estamos prontos para te ajudar.

E antes de chegar ao tema da newsletter de hoje, sobre os melhores investimentos para 2020, vamos dar uma olhada rápida no que aconteceu no ano passado. Confira abaixo a valorização de alguns dos principais ativos:

Bitcoin: +95,62%
IFIX (índice de fundos imobiliários): +35,95%
Ibovespa (Principal índice da Bolsa): +31,58%
Títulos do Tesouro Direto IPCA+ (IMA-B 5+): +30,28%
Selic: +5,95%
Poupança: +4,32%
Dólar: +3,63%

Quem comprou criptomoedas, fundos imobiliários e Bolsa (ações ou ETFs) se deu bem. E se você não entrou, não foi por falta de aviso, hein…

Mas quero saber: no que você investiu e teve sucesso no ano passado? E no que não foi tão bem? Ganhou dinheiro? Escreva para mim no investigador@inversa.com.br e me conte.

Agora, vamos falar do futuro…

Pois o que importa é o que você vai fazer hoje. E já que retornos passados não são garantia de retornos futuros, quais devem ser os melhores investimentos de 2020?

Vou responder da mesma forma que fiz para minha mãe quando ela fez a mesma pergunta: não sei! Eu não sou vidente.

Mas como assim? Como investir sem ter certeza do que vai acontecer?

Simples…

Eu não posso controlar fatores externos, mas posso controlar o seguinte:

1 – Gastar menos do eu ganho;
2 – Separar uma grana para investir todos os meses (não importa o cenário, de baixa ou de alta);
3 – Ficar longe de dívidas;
4 – Sempre diversificar minha carteira (nunca apostar todas as minhas fichas em um investimento só);
5 – Ter uma reserva de emergência (de pelo menos 3 meses das minhas despesas. No meu caso, que sou conservador, tenho para 6 meses).

É uma fórmula bem simples. Porém, sei que se fizer isso vou ficar longe de problemas e prosperar – não importa a direção do mercado.

Mas para não dizerem que estou em cima do muro, vou dar minha opinião de investidor para 2020: eu continuo otimista com a Bolsa e com os fundos imobiliários neste ano. Além disso, sempre tenho um pouquinho em criptomoedas esperando uma valorização.

Se você está começando e ainda tem receio sobre como investir neste ano, tenho uma boa notícia para você.

Estamos preparando uma nova temporada da série “Como faço para investir meu dinheiro?”. Caso tenha perdido no ano passado esse treinamento, visto por mais de 100 mil pessoas, prepare-se…

Nossa CEO, Olivia Alonso, vai te ensinar o passo a passo para aplicar bem o seu dinheiro e transformar você num investidor de sucesso. Cadastre-se aqui gratuitamente para assistir aos vídeos.

Um abraço

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
andre.zara@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar