Colunistas

André Zara: Como acertar a hora de comprar e vender uma ação?

30 out 2019, 13:27 - atualizado em 30 out 2019, 13:27
Newsletter
Muita gente olha a parte fundamentalista e depois olha o gráfico para confirmar sua compra. Você só precisa saber o que está fazendo…(Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Por André Zara, da Inversa Publicações

Olá.

Antes de responder à questão de hoje, quero fazer um convite especial para você. Atendendo a pedidos dos leitores, estou lançando uma série especial de vídeos para tentar acabar com uma dúvida muito comum e extremante importante: como saber exatamente a hora de comprar uma ação e vender com lucro?

Com a Bolsa decolando, muita gente quer começar a investir, mas ainda tem aquela insegurança de comprar uma ação e o preço só cair depois. Por isso, criei a série “O Poder das Linhas” para te mostrar uma estratégia simples, porém, muito efetiva.

Ela já está ajudando mais de 2 mil leitores da Inversa. Nossa equipe que utiliza esse método conseguiu acertar, recentemente, uma operação com 100% de retorno em apenas cinco meses. Eu vou te mostrar, na prática, como usar essa estratégia.

Para assistir gratuitamente aos vídeos, você só precisa clicar aqui. Na próxima terça-feira (dia 5), vou liberar o primeiro vídeo para você. Então, cadastre-se e deixe eu te dar todos os detalhes disso: prometo que você nunca enxergará o investimento em ações da mesma maneira.

André, amei sua explicação sobre o momento de cada um. Hoje quero investir em Small Caps para ter grande retorno no médio e longo prazo. O que fazer? Como identificar os papeis a comprar e quando vender e trocar por outros? – Joseany

Obrigado pela pergunta, Joseany. A sua pergunta é muito boa, porque representa o maior desafio do investidor: como escolher uma ação, comprar e vender na hora certa. E também vai nos dar a oportunidade de falar de Small Caps, que são as ações com maior potencial de retorno da Bolsa.

Vamos por partes…

Quem é profissional mesmo em escolher ações na Bolsa utiliza dois tipos de análise: fundamentalista ou técnica (gráfica).

A primeira envolve olhar os fundamentos da empresa. Isso, basicamente, é analisar todas as informações disponíveis da empresa, desde balanços, notas sobre o setor e possíveis impactos da economia e da política nessa companhia, além de calcular se essa empresa está barata para investir.

Não vou dizer para você que é uma tarefa fácil. Vejo nossos especialistas que são fundamentalistas passando dias e dias lendo e analisando dados para acertar suas sugestões.

Por outro lado, existem os especialistas técnicos que observam os gráficos das ações e enxergam, nas próprias linhas, os movimentos do mercado. Para eles, não importa os fundamentos, apenas as tendências dos preços dos ativos. Dessa forma, eles conseguem olhar para qualquer ação e perceber se vai para cima ou para baixo.

No mercado financeiro só existe uma lógica: ganhou dinheiro é bom, perdeu é ruim (Imagem: Reinaldo Canato)

Qual é a melhor análise?

Existe um debate antigo no mercado, mas as duas são boas. Inclusive, muita gente olha a parte fundamentalista e depois olha o gráfico para confirmar sua compra. Você só precisa saber o que está fazendo…

No mercado financeiro só existe uma lógica: ganhou dinheiro é bom, perdeu é ruim. E, Joseany, como você está interessada em investir bem, quero te dar duas dicas…

Para investir em Small Caps, leia aqui este documento que a Inversa preparou revelando por que este é o momento perfeito para você focar nesse tipo de ativo. Perceba que todos os fundamentos estão explicados lá, com uma análise completa do cenário positivo, e de alta valorização, dessas empresas.

E também quero te convidar para assistir à minha nova série, O Poder das Linhas, em que vou te mostrar uma forma simples de identificar as ações, mostrando a hora exata de comprar e vender. Clique aqui para ver todos os detalhes.

Acompanhando esses dois conteúdos exclusivos da Inversa, você saberá como funcionam as duas formas de investir para acelerar os seus ganhos.

Se você tiver alguma pergunta sobre investimentos, envie para mim neste link. Espero responder em breve.

Um abraço,

opiniao@moneytimes.com.br