André Lara Resende já aceitou integrar equipe de Lula; Pérsio Arida está próximo, diz agência
André Lara Resende, um dos pais do Plano Real, já aceitou o convite para integrar a equipe de transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informa a Agência O Globo. O economista Guilherme Melo, um dos principais nomes da campanha do petista, também vai compor o grupo.
Já Pérsio Arida ainda não respondeu ao convite feito pelo PT, mas a expectativa é que também aceite, informa a agência. De acordo com as informações, o vice-presidente Geraldo Alckmin e que coordena a transição, é próximo a Arida. O grupo vai integrar a transição na parte econômica.
Ambos os economistas declararam apoio ao ex-presidente durante a campanha. À época, Resende afirmou que o seu apoio era visando trazer de volta o estado democrático civilizado e que o Brasil está caminhando para “ser terra arrasada se continuar o governo atual.”
Na quinta-feira, Geraldo Alckmin havia dito que os nomes indicados pelo PT para a transição do governo Jair Bolsonaro para a gestão Lula deverão começar a ser entregues ao governo federal na próxima segunda.
Alckmin destacou que a equipe tem 50 cargos em comissão para preencher, além de poder requisitar servidores para atuar na transição. Além disso, espera o vice-presidente eleito, os partidos deverão ter voluntários também trabalhando na formatação do novo governo.
O governo federal cedeu o prédio do Centro Cultural Banco do Brasil para servir de sede para o governo de transição. Segundo Alckmin, a partir da semana que vem a equipe começará a despachar de Brasília.
Arida, doutor em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), já ocupou cargos na administração pública na década de 1990, incluindo a presidência do banco central e do banco de desenvolvimento BNDES.
Lara Resende, interlocutor frequente de economistas do PT, foi apontado como contraponto às visões econômicas mais tradicionais de Arida, disse fonte à Reuters.
Lara Resende, que também é doutor pelo MIT, já argumentou que o teto de gastos estrangulou os investimentos públicos, o que ele vê como um erro.
Lula disse repetidamente que vai acabar com o teto de gastos, sem detalhar qual âncora fiscal o substituirá.
Mello e Arida não responderam imediatamente a um pedido de comentário da Reuters, enquanto Lara Resende não pôde ser contatada imediatamente.
Com Reuters
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!