BusinessTimes

André Brandão renuncia à presidência do Banco do Brasil

18 mar 2021, 18:24 - atualizado em 18 mar 2021, 18:51
André Brandão
André Brandão entregou pedido de renúncia ao cargo de presidente-executivo da instituição (Imagem: WikiaMedia Commons)

O presidente-executivo do Banco do Brasil (BBAS3), André Brandão, renunciou ao cargo nesta quinta-feira, marcando o desfecho de um desgaste do executivo com o presidente Jair Bolsonaro após o anúncio de demissões e fechamento de agências.

Por meio de fato relevante, o BB informou que o pedido de Brandão, menos de seis meses após ter assumido o cargo, terá efeito a partir de 1 de abril.

O banco não indicou quem será o sucessor do executivo.

O desgaste começou em janeiro, após o BB ter anunciado um plano para fechar 361 agências e abrir um programa de demissão voluntária para 5 mil funcionários, com objetivo de economizar 2,7 bilhões de reais até 2025.

O potencial desgaste político da medida desagradou Bolsonaro, que ameaçou demitir Brandão.

O executivo assumiu o comando do BB em setembro, depois de uma carreira internacional no HSBC. Ele substituiu Rubem Novaes, já indicado neste governo.

O BB passou as últimas semanas negando que tivesse havido pedido do governo federal, controlador do banco, para uma troca no comando e que o mal estar teria sido apenas um problema de comunicação.

No entanto, o próprio Brandão manifestou a interlocutores desconforto em permanecer no cargo, publicou a Reuters no final de fevereiro citando uma fonte com conhecimento do assunto, dias após Bolsonaro ter anunciado a troca do comando da Petrobras.

A saída de Brandão pode reforçar a percepção de investidores de ingerência do governo federal em estatais, cujas ações têm registrado grande volatilidade no mercado nas últimas semanas.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar