Colunista Inversa

André Barros: Coloque as métricas para dormir e foque na estratégia

24 jun 2020, 17:04 - atualizado em 24 jun 2020, 17:04
(imagem: Shutterstock)

Olá!

Aqui é o André Barros, o Money Maker.

Na nossa conversa de hoje do Inimigos do Investidor eu queria propor uma maneira diferente de você avaliar os seus movimentos na bolsa, seus investimentos em ações.

É muito comum, e segue válido: os traders fecham o seu dia avaliando o quanto ganharam e o quanto perderam nas operações do dia.

Claro que isso é importante. Mesmo se você não for um trader, muitas pessoas têm por hábito atualizar suas planilhas e cotações para saber o quanto seu portfólio evoluiu.

Alguns utilizam como benchmark o Ibovespa, outros utilizam alguns fundos do mercado como referência. Essa maneira de fazer o acompanhamento de sua performance segue sendo válida.

De uma forma lógica, o quanto a gente ganha ou perde em termos financeiros é o que premia a sua performance.

O que eu queria propor é que você pense de uma outra maneira também. O que eu gosto de fazer sempre que eu termino um dia que eu operei no mercado (nem todos os dias a gente opera, que fique claro) é me perguntar o seguinte:

“As decisões que eu fiz estão de acordo com a estratégia que eu escolhi?”

Isso é muito importante para mim, por vários motivos. O primeiro, é que você dorme muito mais tranquilo quando você está consciente do porquê fez uma compra ou venda.

Se o mercado demorar para seguir na direção que você espera, é muito mais fácil tomar uma decisão no sentido contrário ou se manter na decisão escolhida.

Leia Mais: Nesta semana, você vai ter acesso a toda inteligência da Inversa para toda a vida, para sempre. Confira aqui.

Também é muito importante você correlacionar a performance obtida com seu critério por isso te obrigar ao longo do tempo ser disciplinado.

Existem duas palavras fundamentais no mundo dos investimentos: paciência e disciplina. E isso se aplica quando estamos seguindo a estratégia.

Essa estratégia deve estar no caminho que você escolheu, seja qual for.

Meu convite é que você não abandone suas métricas de performance financeira, mas inclua a percepção de saber se as decisões que você tomou estão de acordo com a estratégia traçada.

Isso vai te ajudar a dormir melhor, a tomar melhor suas decisões e, acima de tudo, a evoluir sua disciplina.

Uma última coisa: quando falamos de bolsa, não é somente comprar ou vender.

São, na verdade, quatro decisões envolvidas: comprar, vender, manter ou esperar.

Aproveito para indicar este link onde indico 3 regras para fazer trades rápidos com ações Alpha.

Espero que essa dica tenha ajudado você.

Vamos juntos?

Um abraço,

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Ações e Small Caps
O Money Maker é um investidor comum que desenvolveu sua própria estratégia de investimentos para reduzir riscos e ter uma melhor performance na Bolsa. Dono de um track record invejável, ele compartilha com seus seguidores suas avaliações sobre as melhores ações para comprar ou vender a cada semana.
andre.barros@moneytimes.com.br
O Money Maker é um investidor comum que desenvolveu sua própria estratégia de investimentos para reduzir riscos e ter uma melhor performance na Bolsa. Dono de um track record invejável, ele compartilha com seus seguidores suas avaliações sobre as melhores ações para comprar ou vender a cada semana.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar