CryptoTimes

Anchorage se torna o primeiro banco cripto a obter alvará nos EUA

14 jan 2021, 13:08 - atualizado em 14 jan 2021, 13:08
Com um alvará bancário, a Anchorage Digital Bank National Association pode fornecer serviços de subcustódia para qualquer instituição financeira (Imagem: Medium/Anchorage)

Anchorage venceu a corrida e se tornou o primeiro banco cripto a receber um alvará bancário federal pelo Escritório do Controlador da Moeda dos EUA (OCC).

Agora, a custodiante institucional de cripto está em uma posição melhor, com a designação de “custodiante qualificada” sob os requisitos da Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (SEC).

Consultores de investimento devem manter fundos e valores mobiliários de clientes em empresas que atendam ao padrão de custodiante qualificada, como bancos ou corretoras registradas.

Em uma declaração, o OCC destacou a “aprovação condicional” da solicitação bancária da Anchorage.

“O OCC concedeu um alvará bancário de fundo nacional à Anchorage após uma análise aprofundada da empresa e de suas operações. Como condição obrigatória para a aprovação, a empresa entrou em um acordo operacional que estabelece, dentre outras coisas, requisitos de capital e de liquidez e as expectativas de gerenciamento de risco do OCC”, disse a reguladora.

Com um alvará bancário, a Anchorage Digital Bank National Association pode fornecer serviços de subcustódia — como a detenção de ativos para uma custodiante principal — para qualquer instituição financeira.

“Antes, há empresas de fintech com sofisticação técnica para operar, de forma segura, com criptoativos em uma estrutura regulatória fragmentada, que varia de estado para estado, e existem bancos com alvarás federais com uma estrutura regulatória robusta que não possuem a verdadeira experiência tecnológica necessária para operar no setor blockchain a seu ritmo surpreendente de inovação”, afirmaram Nathan McCauley e Diogo Mónica em um comunicado.

Segundo eles, agora o Anchorage Digital Bank poderá fornecer a clareza técnica e regulatória exigida pela “séria participação institucional”.

Outros players também visam obter alvarás bancários no futuro próximo. BitPay e Paxos enviaram seus pedidos para alvarás federais em dezembro. Avanti continua sendo um banco cripto regulamentado no estado de Wyoming.

A aprovação da Anchorage vem dias após um rumor de que Brian Brooks, controlador interino, pode estar no fim de seu mandato no OCC, segundo um artigo do site Politico.

theblock@moneytimes.com.br