Anbima reformula Anbima Data, sua plataforma de análise de dados e insights
Para aprimorar os serviços de dados, a Anbima está reformulando o ANBIMA Data, que passa a disponibilizar mais informações sobre o mercado de capitais, a ter uma consulta mais fluida e a possibilitar a customização no cruzamento desses dados.
Além disso, a plataforma oferece, a partir de agora, análises e insights sobre as informações disponibilizadas e, no futuro, estudos, algoritmos, calculadoras e indicadores que serão ferramentas importantes para o mercado traçar cenários e enxergar diferentes perspectivas.
Essa iniciativa integra a agenda de serviços do Anbima em Ação, um conjunto de iniciativas prioritárias para o biênio 2023/2024.
Com a criação de inúmeros filtros e a conexão entre bases de diferentes segmentos, o mercado poderá ter um olhar mais analítico sobre as informações e assim tomar decisões mais data driven.
Anbima Data contará com informações mais aprofundadas
“Estamos passando por uma revolução tecnológica e ainda nem é possível mensurar seu alcance e complexidade nos próximos anos e décadas. Os dados fazem parte dessa revolução, mas é preciso saber usar as informações, e a reestruturação dessa base de dados vai em direção a um mercado mais estratégico e eficiente”, afirma Zeca Doherty, diretor-executivo da Anbima.
As mudanças começam com o aprofundamento dos dados de debêntures, CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio). Novas etapas acontecerão ao longo de 2024.
A plataforma terá ainda um dashboard de ofertas públicas e, entre os dados novos que entram na base, estão informações detalhadas dessas ofertas por séries, coordenadores e subscritores.
A série histórica no ANBIMA Data terá início em 2017 e haverá um detalhamento maior a partir de 2023, com a possibilidade de download no formato xls.
O Boletim do Mercado de Capitais também foi aprimorado, passando a ser disponibilizado no formato Power BI, tornando a consulta dos dados mais amigável e facilitando comparações.
A plataforma vai concentrar ainda todos os índices calculados pela Associação, como IMA (Índice de Mercado ANBIMA) e IDA (Índice de Debêntures ANBIMA) e seus respectivos sub-índices.
Sobre o mercado secundário, as características, os preços indicativos e a agenda de eventos de debêntures, CRIs e CRAs, que hoje podem ser consultados no site da Anbima e no ANBIMA Data de forma individualizada, passarão a ser disponibilizados de forma consolidada e em formato de tabela no ANBIMA Data.