Anbima: Provas de certificações serão alteradas; confira as mudanças
A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) anunciou mudanças nas provas de certificações. As alterações serão incluídas já no próximo ano.
A partir de janeiro de 2024, os interessados em adquirir as certificações CFG (Certificação de Fundamentos em Gestão), CGA (Certificação de Gestores) e CGE (Certificação de Gestores para Fundos Estruturados) terão que se preparar para as mudanças no conteúdo.
“Os profissionais que se submeterem a esses exames terão que estudar outros assuntos que antes não eram cobrados, mas que já fazem parte do mercado”, disse Tiago Feitosa, especialista em carreiras do mercado financeiro.
As mudanças vêm ao encontro da necessidade que o mercado tem na adequação das provas de qualificação técnica com o novo momento do mercado de capitais. “O mercado é extremamente dinâmico e está sempre em mudanças, com criações de produtos que antes não tinham tanta penetração, como é o caso dos Fiagros que agora serão cobrados”, explica Feitosa.
- Banco do Brasil (BBAS3) vai pagar uma bolada bilionária: Vale a pena apostar nas ações agora e aproveitar os proventos? Saiba mais no Giro do Mercado desta quinta-feira (10), é só clicar aqui para assistir. Não deixe de se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
De acordo com a Anbima, a revisão do conteúdo se dá justamente para atender às demandas do mercado e contemplar novos territórios e atividades que até então não eram atingidos pelas certificações.
Para a obtenção dos certificados, eles devem seguir uma ordem. O primeiro a ser realizado deve ser o CFG, posteriormente o CGA e, por fim, o CGE.
“As provas passam a ter mais temas a serem estudos, mas não necessariamente mais difíceis. Isso nos passa que o profissional certificado estudou um pouco mais e está mais preparado para o mercado”, afirma Tiago.