Analistas veem produção da Vale dentro da meta em 2021 e recomendam ação
A produção de minério de ferro da Vale (VALE3) ficou abaixo do esperado no quarto trimestre, mas as vendas da mineradora surpreenderam positivamente — com volume recorde de embarques para a China — e podem provocar revisões nas projeções de Ebitda.
Analistas esperam que a diferença entre o volume produzido e as vendas diminua neste ano.
Segundo estimativas do Bradesco BBI e do Safra, a produção da Vale deve ficar em torno de 320 milhões de toneladas em 2021.
O valor está dentro das projeções da empresa de 315-335 milhões de toneladas.
Bradesco BBI
As vendas totais de minério de ferro, de 91,3 milhões de toneladas, vieram cerca de 4% acima da projeção do Bradesco BBI.
A Vale não reiterou explicitamente sua estimativa de produção de 315-335 milhões de toneladas para este ano, mas o Bradesco BBI projeta produção de 320 milhões de toneladas e vendas de 315 milhões de toneladas, comenta o analista Thiago Lofiego.
A lacuna entre produção e vendas deve diminuir em 2021, em meio a uma normalização dos estoques. O Bradesco BBI recomenda a compra das ações da Vale.
Credit Suisse
Números não trouxeram grandes surpresas; vendas ficaram um pouco acima das expectativas do Credit Suisse. Ainda assim, o banco suíço recomenda a compra dos papéis da mineradora.
“Atingir esse guidance dependerá da evolução da estação das chuvas e do La Niña nos próximos meses, e de em quanto tempo a Vale poderá consertar o terminal danificado em Ponta da Madeira”, avalia o analista Caio Ribeiro.
Itaú BBA
Vendas se recuperaram de um desempenho “pouco inspirador” no terceiro trimestre; número veio 7% acima da estimativa do Itaú BBA, impulsionado pela forte demanda chinesa
“Enxergamos algum espaço para alta em estimativa de Ebitda de US$ 9 bilhões no quarto trimestre de 2020”, revela o analista Daniel Sasson, que também recomenda as ações da Vale.
Safra
A produção veio em linha, mas as vendas ficaram cerca de 11% acima da projeção do Safra, em meio a preços elevados do minério de ferro
“Espera produção de minério de ferro de 320 milhões de toneladas em 2021; previsão parece “alcançável” já que a empresa fechou o ano passado com capacidade de produção de 322 milhões de toneladas”, conclui o analista Conrado Vegner, que mantém posição de compra dos papéis.