Analistas alertam: Há uma grande realização de lucros rondando o mercado brasileiro

O mercado de ações brasileiro está muito próximo de um movimento de realização de lucros que pode levar o Ibovespa (IBOV) abaixo do patamar de 100 mil pontos, aponta a análise técnica das movimentações diárias do principal índice da B3 (B3SA3).
Segundo a equipe de analistas do Itaú BBA, um importante patamar foi testado nesta semana, o de 105.700 pontos. A mínima chegou a 105.500 pontos.
“Se perder essa região, o índice iniciará um movimento de realização de lucros e encontrará próximos suportes em 104.200, 102.000, 100.900, 99.100 e 97.600 pontos”, escreveram Fábio Perina e Larissa Nappo em um relatório enviado a clientes nesta sexta-feira (20).
Dilema
Há uma questão dividindo os investidores e que tende a ser resolvida nos próximos dias, explicam Perina e Nappo.
“O dilema entre superar resistências importantes no médio prazo versus estar esticado no curto prazo após fortes altas. Essa é a grande pergunta no momento. Esse movimento de alta no mês de novembro, levou os mercados internacionais às resistências e em boa parte até ultrapassá-las, retomando a trajetória de recuperação para níveis pré-pandemia”, indicam.
A sugestão deles para o investidor de curto prazo é deixar um “stop” curto, ou seja, ficar preparado para sair no início da realização de lucros.
Ibovespa: Gráfico Diário
