Últimas Notícias Tesouro Direto Nova Previdência Cotações Comprar ou Vender Cripto
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Análise Money Times: a primeira vitória de Bolsonaro como presidente

Valter Outeiro da Silveira - 02/02/2019 - 20:18
Presidente Jair Bolsonaro saúda o público depois de receber a faixa presidencial de Michel Temer, no Palácio do Planalto – Marcelo Camargo/Agência Brasil

O renovamento do mandato como presidente da Câmara de Rodrigo Maia e a vitória de Davi Alcolumbre à presidência do Senado indicam vitória do governo, primeiro indício de governabilidade e abertura de caminho para as tão sonhadas reformas estruturais, responsáveis por trazer IED (Investimento Estrangeiro Direto) para posterior criação e geração de renda e emprego.

Renan Calheiros sai enfraquecido da eleição por dois motivos. Primeiro, a derrota na proposição de votos abertos, por 50 a 2, revogada acertadamente pelo STF pelo princípio de isonomia e legalidade do voto secreto, indica a não coalização dos senadores com sua figura política. A segunda derrota consiste na retirada da candidatura como prévia da possível derrota, naquele momento do processo eleitoral.

Rodrigo Maia é inclinado com a Reforma da Previdência, por entender o momento crítico e a “penúria financeira”, como próprio disse, de estados e municípios, por ter conversado com governadores e prefeitos. Combater a taxa de desemprego é uma das prioridades do governo atual, logo atrás de investimento e da criação de ambiente favorável para aumento de fluxo estrangeiro e as consequentes benesses de tal.

Continua depois da publicidade

Opinião da CNN sobre como a maior economia da América Latina pode ter sinergias benéficas com a maior economia do mundo indica ambiente externo favorável para entrada de recursos, seja via mercado acionário doméstico, seja via investimento direto na economia real pelas multinacionais.

O tratado de livre comércio entre União Europeia e Japão, possibilita maior aproximação conjunta com ambos os blocos, com investimentos maciços no País.

“A hora é agora e o lugar é aqui”: all eyes on Brazil. A internacionalização é possível, o aumento da conta turismo no PIB é viável, tudo se encaminha para um centenário de 1922 com o Brasil novo, revitalizado, limpo e criativo como a semana de modernismo.

Porque é para frente que se deve olhar. Sempre com os pés no chão.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Money Times no Messenger!
Notícias selecionadas para você