Amun obtém aprovação regulatória para oferecer produtos baseados em criptoativos na UE
A fintech Amun AG, da Suíça, recebeu aprovação regulatória para expandir suas ofertas na União Europeia, já que a Autoridade Sueca de Supervisão Financeira (SFSA) aprovou seu prospecto básico para oferecer produtos de investimento vinculados à criptomoedas. Conforme divulgado pelo The Block.
Atualmente, a Amun oferece nove ETPs (produtos negociados em bolsa de criptomoeda) na Suíça e na Alemanha, incluindo produtos vinculados ao Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Ripple (XRP) e muito mais. Esses ETPs permitem que os investidores obtenham exposição às criptomoedas sem precisar mantê-los diretamente e gerenciar chaves privadas.
A aprovação do regulador sueco significa que a Amun pode listar seus ETPs de criptomoedas em corretoras regulamentadas, não apenas na Suécia, mas na União Europeia. A aprovação, segundo a presidente da Amun, Ophelia Snyder, levou quatro meses de consultoria para ser obtida.
Falando ao The Block, Hany Rashwan, CEO da Amun, observou que o SFSA é um “regulador de visão de futuro” e que a Suécia tem uma “população altamente envolvida em criptoativos”. Ele acrescentou que os ETPs da Amun serão listados em “três bolsas europeias até o final de 2020.”
A SIX, a bolsa de valores da Suíça, já vem negociando os ETP’s da Amun, inclusive um baseado na Binance Coin (BNB). O novo ETP, o Amun Binance BNB ETP (ABNB), pode ser adquirido através de um banco ou corretora, exatamente como uma ação, e é o resultado de uma parceria entre a Binance e a Amun. Diferentemente dos ETNs, os ETPs são legalmente obrigados a serem apoiados por reservas reais do ativo, o que significa que o ABNB é totalmente garantido. Leia mais aqui.
Atualmente a Amun possui um conjunto de 8 ETPs de criptoativos, incluindo o ABBA recentemente lançado, que dá aos investidores exposição a uma cesta de 90% de Bitcoin e 10% de Ether e é negociado em francos suíços. Leia mais aqui.