Americanas (AMER3) perde 1,2 mil lojas de conveniência após fim da parceria com a Vibra (VBBR3)
A Vibra Energia (VBBR3) anunciou na segunda-feira (23) o encerramento da parceria com a Americanas (AMER3), que constituiu a loja de pequeno varejo Vem Conveniência, após a varejista pedir recuperação judicial de R$ 43 bilhões por conta de “inconsistências contábeis”.
Em comunicado, a Vibra explicou que entende que “esse procedimento é o que melhor atende aos objetivos do negócio nesse momento, bem como buscará manter a reserva de todos os seus direitos e prerrogativas assegurados em lei ou nos documentos da parceria”.
Em fevereiro de 2022, as companhias efetivaram, por meio da constituição da Vem Conveniência, parceria destinada à exploração do negócio de lojas de pequeno varejo, dentro e fora de postos de combustíveis, através de lojas Local e BR Mania.
Nos termos do acordo, a Via detinha 50% do capital social da Vem Conveniência, sendo os outros 50% detidos por Americanas. A marca contava com cerca de 1,2 mil lojas, sendo 55 lojas utilizavam a marca Local, e outras 1.202 eram BR.
O procedimento de encerramento do contrato já estava estabelecido, e busca, o retorno dos negócios da Local e BR Mania para os respectivos sócios originais, com a previsão de que a empresa Vem Conveniência seguirá com a Vibra.
O vice presidente executivo de finanças, compras e RI da Vibra, André Natal, ressalta a importância da conveniência em seus negócios e reafirma o compromisso com seus franqueados e sua rede de revenda de continuar trabalhando para trazer as melhores soluções para esse negócio. A operação das lojas BR Mania seguirá seu curso normal, afirma.