Americanas (AMER3) mexe no comitê independente: Pedro Mello é substituído por Eduardo Flores
A Americanas (AMER3) anunciou nesta quinta-feira (19) a substituição de Pedro Mello por Eduardo Flores no comitê independente.
O Conselho de Administração da varejista criou este comitê para investigar a inconsistência contábil de R$ 20 bilhões e entender, de fato, o que aconteceu.
Quem é Eduardo Flores?
Eduardo Flores é professor do departamento de contabilidade e atuária da FEA/USP. Ele é consultor e parecerista desde 2012, com experiência em contabilidade e finanças. Desde 2016, Flores é membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, representando a CNI.
Coordenador técnico do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade, já atuou como presidente do conselho fiscal da Via Varejo (VIA3), de abril de 2018 a abril de 2019.
Flores também já foi parte do conselho fiscal do GPA (PCAR3), de abril de 2017 a abril de 2018. Além de também incorporar o mesmo conselho do Assaí (ASAI3), entre 2021 e 2022.
Comitê independente da Americanas
Os membros do comitê independente foram apresentados na última quinta (12). Otávio Yazbek será coordenador e membro externo do comitê. O coordenador já trabalhou como monitor independente de conformidade da Novonor (antiga Odebrecht), membro do Conselho de Autorregulação Bancária da Febraban e do Comitê de Ética da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
Já Vanessa Claro Lopes será a conselheira independente e membro do comitê. Assim como Eduardo Flores, ela já trabalhou ao lado da Via, atuando como presidente do conselho fiscal. Atualmente, a conselheira é coordenadora do comitê de auditoria da Tegma (TGMA3).