Empresas

Americanas (AMER3) convoca assembleia para ‘renovar’ conselho de administração

03 ago 2024, 10:08 - atualizado em 03 ago 2024, 10:08
americanas
(Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

A Americanas (AMER3), em recuperação judicial, convocou assembleia geral extraordinária (AGE) para 5 de setembro. A data foi anunciada pela varejista em comunicado ao mercado nesta sexta-feira (2) após o fechamento dos mercados.

A reunião tem por objetivo, entre outros assuntos, eleger sete novos membros para compor o conselho de administração da empresa.

A eleição do novo conselho é medida prevista no plano de reestruturação da companhia. Os nomes propostos para compor o colegiado, com um mandato de dois anos, são: Eduardo Saggioro Garcia; Luiz Fernando Ziegler De Saint Edmond; Cláudio Moniz Barreto Garcia; Yuiti Matsuo Lopes; Paula Magalhães Cardoso Neves; Maria Rita Megre de Sousa Coutinho; e Vanessa Claro Lopes — as três últimas conselheiras independentes.

Na semana passada, a companhia homologou parcialmente o aumento de capital, viabilizando a injeção do montante de R$ 24,5 bilhões da empresa. Os acionistas de referência Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira devem injetar pelo menos R$ 12 bilhões.

Além do aumento de capital, em maio, a companhia aprovou o grupamento de ações ordinárias na proporção de 100 para 1, que deve acontecer em 26 de agosto. Na operação, grupos de 100 papéis AMER3 vão se unir para formar uma nova ação — e o preço também será multiplicado pelo mesmo fator. Um dos motivos para a medida é reduzir a volatilidade dos papéis.

A Americanas está em recuperação judicial desde o ano passado, após ser revelada uma fraude contábil bilionária na varejista.

*Com informações de Reuters