BusinessTimes

Americanas (AMER3): Alexandre de Moraes determina busca e apreensão de emails de diretores

03 abr 2023, 15:47 - atualizado em 03 abr 2023, 16:12
CPI da Americanas
Americanas deu entrada em processo de recuperação judicial em janeiro e alegou ter dívida R$ 43 bi com 16,3 mil credores (Imagem: Renan Dantas/Money Times)

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou nesta segunda-feira (3) a busca e apreensão de emails trocados entre os executivos da Americanas (AMER3) e seus advogados, conforme divulgado pelo canal de notícias BDM.

As mensagens serão excluídas da busca, a fim de preservar o sigilo firmado em lei.

A medida inclui os membros do conselho de administração e do comitê de auditoria da Americanas, além dos funcionários dos setores de contabilidade e finanças. Além disso, abrange não só os atuais funcionários da varejista, mas também os que atuaram nos cargos nos últimos dez anos.

    • Entre para o Telegram do Money Times!
      Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

A mesma operação, solicitada pelo Bradesco (BBDC4), já havia sido suspensa por Moraes em fevereiro deste ano. Na época, o ministro deferiu à reclamação, que foi ajuizada pela companhia e por advogados, contra decisão do juízo da 2ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Arbitragem de São Paulo.

Ele reconheceu risco à garantia do sigilo de comunicação entre advogado e cliente. Também ressaltou, que o acesso às informações pela parte contrária aos interesses discutidos na ação original caracteriza dano irreversível.